Você sabia que o nível de satisfação dos colaboradores da sua instituição está diretamente relacionado com a qualidade de vida no trabalho?
Portanto, ter um ambiente saudável, ferramentas que otimizem a produtividade da equipe e boas práticas de cultura organizacional interna, aumenta de forma significativa a qualidade de vida e a performance de seu time.
Dessa forma, como gestor você precisa entender a importância e os benefícios que programas de qualidade de vida no trabalho podem proporcionar.
No entanto, antes de avançarmos no assunto, primeiro vamos entender quais são esses benefícios, analisando o cenário mercadológico atual.
Colaboradores bem motivados trazem melhores resultados.
Hoje é possível notar que as instituições de ensino nunca estiveram tão ligadas ao mercado como nos dias atuais. Entretanto, para obter o destaque que almejam, é necessário inovar.
As ideias são inúmeras, as tecnologias avançam com rapidez e as estratégias podem ser facilmente copiadas.
Por isso, um dos recursos mais utilizados e eficazes para promover sua marca rumo ao sucesso está nas pessoas, ou seja, nos seus colaboradores.
Assim, por meio da satisfação profissional no ambiente de trabalho, da retenção de talentos e o clima organizacional agradável já é possível obter algumas consequências benéficas tanto para a Instituição quanto para o colaborador.
O resultado disso é poder contar com profissionais motivados, comprometidos, que buscam sempre entregar excelentes resultados. Toda essa dinâmica influencia positivamente o público alvo da faculdade, o aluno.
Veja a seguir algumas dicas que as instituições de ensino podem utilizar para obter um melhor clima organizacional.
1 – Incentive o diálogo.
Dialogue com seus funcionários, ouça o que sua equipe tem a dizer e dê liberdade para exporem suas opiniões e sugestões.
Críticas construtivas são fundamentais para aumentar a qualidade de vida no trabalho, e isso faz com que o profissional se sinta valorizado, além de também ter espaço para replicar os feedbacks recebidos diariamente nos atendimentos dos alunos.
Se considerar esse filtro “feedback”, a instituição só tem a ganhar, podendo implementar melhorias que mais tarde trarão maiores resultados para a própria.
Uma estratégia para isso são as famosas reuniões One-on-One que proporcionam um lugar seguro para seu colaborador, alinhar expectativas e traçar novos caminhos para evolução profissional e pessoal.
2 – Motive a equipe.
Motivar equipes é uma verdadeira arte. Influenciar pessoas para terem vontade de fazer o que é necessário e além, é um grande desafio para os gestores.
Ser líder é ter essa habilidade. E saber gerar bons líderes é decerto uma qualidade excepcional que distingue as instituições de ensino.
Existem maneiras simples de lidar com seu grupo. Mostrar que se importa com eles e do quanto precisa deles para atingir os melhores resultados, é um bom exemplo. Para isso você precisa:
- Dar condições de trabalho adequados;
- Ter ferramentas para auxiliar o trabalho do seu time de relacionamento com alunos;
- Saiba reconhecer e apreciar seu time;
- Busque sempre as melhores soluções;
- Saiba gerenciar conflitos, use inteligência emocional;
3 – Valorize o colaborador.
O reconhecimento e a valorização do colaborador contribuem significativamente para elevar seu nível de satisfação. Saber apreciar as pessoas ao seu redor é tão importante quanto se sentir apreciado.
Ao fazer isso, sua IES mostra que a humanização também é uma bandeira que defende.
4 – Melhore o clima organizacional.
Ter um ambiente de trabalho saudável e seguro, melhores relações interpessoais e boa comunicação interna diminui as situações conflituosas do dia a dia e aumenta a motivação e bem-estar do colaborador.
Dessa maneira, ele se sente bem no local em que trabalha e vê maiores possibilidades de futuro na organização.
5 – Adquira boas ferramentas de trabalho.
Muito do bem-estar de seus colaboradores vem da maneira como eles realizam suas tarefas.
Boas ferramentas de trabalho proporcionam agilidade para o seu time, e fazem com que muitas tarefas, antes manuais, possam ser automatizadas.
Isso, por certo, diminui a necessidade de atualização das mesmas informações em muitos documentos e relatórios, uma prática que ocorre muito em instituições com processos manuais.
Essa possibilidade é importante para seu colaborador, pois, além de evitar que ele se sinta improdutivo — por perder muito tempo alimentando informações em vários lugares diferentes — proporciona agilidade para identificar problemas, atender seus alunos e executar processos acadêmicos com maior facilidade.
Ferramentas de gestão educacional, por exemplo, mostram em tempo real quais as prioridades em que seu time deve focar, o torna mais assertivo e produtivo.
Qual deve ser seu objetivo final?
Proporcionar um ambiente agradável, maior autonomia no trabalho, oportunidade para seu colaborador se destacar e dar feedbacks. Além disso, proporcionar-lhe maior qualidade de vida de modo que ele possa explorar suas potencialidades da melhor forma e exercer seu ofício com prazer e bem-estar.
Por consequência, o profissional satisfeito apresenta melhor desempenho e bons resultados. Assim, sua IES diminui os impactos financeiros negativos, gerados pela rotatividade de colaboradores.
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