Para aumentar a produtividade nas tarefas laborais, em primeiro lugar é necessário identificar quais são os fatores que estão afetando o rendimento. Em seguida, deve-se buscar novas ferramentas práticas para melhorar o desempenho.
Ainda assim, uma excelente estratégia é organizar as tarefas por prioridade, reduzir as tarefas manuais, listar prioridades e criar metas. Do mesmo modo, existem ferramentas tecnológicas intuitivas para melhorar a produtividade tanto na distribuição quanto no acompanhamento de tarefas.
Neste conteúdo, você descobrirá como melhorar a produtividade no âmbito da gestão educacional por meio de dicas práticas.
Como aumentar a produtividade na gestão educacional.
Ser produtivo não significa realizar o máximo de tarefas que você conseguir. A produtividade está associada à produção com qualidade.
Isso significa saber organizar o tempo, pois a qualidade vale mais que a quantidade.
Por certo, é impossível mencionar o aumento da produtividade na rotina educacional sem relacioná-la a uma plataforma de gestão, com ferramentas e metodologias que impactam de forma direta na vida de profissionais.
Não podemos negar o potencial que a tecnologia oferece. O mercado atual possui recursos que auxiliam na gestão do tempo para realizar atividades complicadas, mais rápido e com eficiência.
Quatro dicas para gestão do tempo de produtividade.
A produtividade está relacionada ao foco que você direciona a ela.
Segundo Daniel Goleman, PhD e proeminente estudioso do foco e da atenção, a obtenção de resultados resulta de três tipos de foco:
- O foco interno que nos põe em sintonia com nossas intuições, nossos valores principais e nossas melhores decisões.
- O foco no outro, que facilita nossas ligações com as pessoas das nossas vidas.
- E o foco externo nos ajuda a navegar pelo mundo que nos rodeia.
Isto está no livro “Foco”, de Goleman.
Manter o foco é fundamental para aumentar a produtividade no trabalho. Como nos afirma o autor, estes três tipos de foco nos convidam a uma atenção seletiva como ferramenta mental.
Sabemos que é muito difícil ficar focados por longos períodos sem nos distrair. Por isso selecionamos algumas dicas para gestão do tempo e produtividade que vão contribuir para você manter a sua mente vigilante.
1 – Planeje suas tarefas.
A organização é o principal pilar para quem quer aumentar a produtividade. Assim sendo, organize as tarefas do dia para você ter noção das atividades que devem ser executadas na rotina educacional.
Quer realizar as tarefas do dia a dia de forma eficiente? A Matriz de Eisenhower é uma estrutura simples que vai te ajudar a priorizar tarefas e gerenciar a carga de trabalho separando-as em dois eixos, importantes e urgentes. Veja na imagem abaixo:
2 – Liste prioridades e crie metas.
Concentre-se em realizar uma tarefa por vez, dando prioridade às que são mais importantes. Estabeleça uma meta e sempre que iniciar uma atividade foque a sua energia nela.
Nesta estratégia, existem tarefas que exigem mais concentração e dedicação. Temos a tendência a realizar várias tarefas em simultâneo. Por isso, priorize as atividades que devem ser executadas em curto, médio e longo prazo.
Concentre-se, crie metas e finalize uma por cada vez.
Lembre-se: ser multitarefa não é nada positivo! O que toda gestão necessita é de organização para que cada tarefa seja executada no seu tempo.
3 – Reduza tarefas manuais para aumentar a produtividade.
Na atualidade é muito comum encontrarmos metodologias, técnicas e ferramentas capazes de auxiliar um profissional no aumento da produtividade na gestão educacional.
Para entender melhor, reflita sobre alguns fatores que influenciam na boa gestão educacional:
- Você possui recursos tecnológicos e estruturais suficientes para garantir bons níveis de produtividade?
- Seu departamento trabalha com algum sistema de gestão educacional que pode, por exemplo, oferecer matrícula online, armazenar dados, registrar e acompanhar em tempo real a situação dos alunos?
Neste sentido, a diminuição das tarefas manuais com sistemas de automação não só reduz o número de falhas humanas como aumenta a produtividade do colaborador, dando a possibilidade para que ele se dedique a outras atividades inovadoras.
Leia mais: 6 benefícios de um sistema de gestão educacional.
4 – Elimine distrações e use a tecnologia ao seu favor.
O grande vilão da produtividade máxima são as distrações que nossos aparelhos móveis e as tecnologias que o mundo atual nos oferecem. Redes sociais, mensagens de chat e notificações de e-mail roubam muito do seu tempo de trabalho.
O uso da tecnologia pode ser um grande aliado, mas não podemos negar que tenha um alto poder de distração. Desative as notificações e reserve períodos do dia para verificar os e-mails. Isso evita as distrações e te ajuda a manter o foco.
Dois aplicativos que ajudam aumentar a produtividade no trabalho.
Você já sabe quais inovações podem ser aplicadas no ambiente educacional? Pensando na necessidade de inovar para melhorar a produtividade, listamos dois aplicativos intuitivos para te ajudar nesta jornada.
Trello.
No Trello você gerencia seus projetos e organiza tarefas que podem ser compartilhadas em equipe. Esta ferramenta gratuita permite que o fluxo de trabalho seja gerenciado e acompanhado por toda a equipe.
Google Drive.
O Google Drive armazena e compartilha todos os arquivos em nuvem e se integra aos documentos e planilhas nos arquivos do Microsoft Office sem precisar converter qualquer formato.
Sem dúvida, para facilitar tarefas, otimizar tempo e diminuir ações manuais na rotina, é preciso que o profissional esteja disposto a inovar e criar hábitos. Por isso, se você continuar fazendo mais do mesmo, não irá aumentar os seus níveis de produtividade.
Leia mais: como a inovação pode ser aplicada no ambiente educacional.
Software para produtividade máxima na gestão educacional.
Para aumentar a produtividade na gestão educacional, você pôde conferir neste artigo dicas e conselhos para obter o rendimento máximo nas suas atividades laborais.
Alguns fatores podem ser pessoais e outros podem refletir na redução dos processos manuais, como os sistemas de automação.
Sabia que um sistema de gestão educacional integrada pode otimizar todo o processo administrativo, trazendo soluções práticas e intuitivas para aplicar no seu dia a dia?
Essa é uma das novidades do setor que impacta de forma positiva no seu trabalho. Esta ferramenta integra dados e informações, garantindo a padronização de processos e facilitando o relacionamento entre aluno, professor e instituição.
Quer saber mais? Fale com um dos nossos consultores.
O conteúdo foi interessante para você? Compartilhe e deixe um comentário para gente.
Veja também nossos posts recentes: