Qualidade de vida no trabalho: como garantir aos colaboradores da sua instituição de ensino.

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Você sabia que o nível de satisfação dos colaboradores da sua instituição está diretamente relacionado com a qualidade de vida no trabalho?

Portanto, ter um ambiente saudável, ferramentas que otimizem a produtividade da equipe e boas práticas de cultura organizacional interna, aumenta de forma significativa a qualidade de vida e a performance de seu time. 

Dessa forma, como gestor você precisa entender a importância e os benefícios que programas de qualidade de vida no trabalho podem proporcionar.

No entanto, antes de avançarmos no assunto, primeiro vamos entender quais são esses benefícios, analisando o cenário mercadológico atual.

Colaboradores bem motivados trazem melhores resultados.

Hoje é possível notar que as instituições de ensino nunca estiveram tão ligadas ao mercado como nos dias atuais. Entretanto, para obter o destaque que almejam, é necessário inovar. 

As ideias são inúmeras, as tecnologias avançam com rapidez e as estratégias podem ser facilmente copiadas.

Por isso, um dos recursos mais utilizados e eficazes para promover sua marca rumo ao sucesso está nas pessoas, ou seja, nos seus colaboradores.

Assim, por meio da satisfação profissional no ambiente de trabalho, da retenção de talentos e o clima organizacional agradável já é possível obter algumas consequências benéficas tanto para a Instituição quanto para o colaborador. 

O resultado disso é poder contar com profissionais motivados, comprometidos, que buscam sempre entregar excelentes resultados. Toda essa dinâmica influencia positivamente o público alvo da faculdade, o aluno.

Veja a seguir algumas dicas que as instituições de ensino podem utilizar para obter um melhor clima organizacional.

1 – Incentive o diálogo.

Dialogue com seus funcionários, ouça o que sua equipe tem a dizer e dê liberdade para exporem suas opiniões e sugestões.

Críticas construtivas são fundamentais para aumentar a qualidade de vida no trabalho, e isso faz com que o profissional se sinta valorizado, além de também ter espaço para replicar os feedbacks recebidos diariamente nos atendimentos dos alunos. 

Se considerar esse filtro “feedback”, a instituição só tem a ganhar, podendo implementar melhorias que mais tarde trarão maiores resultados para a própria.

Uma estratégia para isso são as famosas reuniões One-on-One que proporcionam um lugar seguro para seu colaborador, alinhar expectativas e traçar novos caminhos para evolução profissional e pessoal.

2 – Motive a equipe.

Motivar equipes é uma verdadeira arte. Influenciar pessoas para terem vontade de fazer o que é necessário e além, é um grande desafio para os gestores.

Ser líder é ter essa habilidade. E saber gerar bons líderes é decerto uma qualidade excepcional que distingue as instituições de ensino.

Existem maneiras simples de lidar com seu grupo. Mostrar que se importa com eles e do quanto precisa deles para atingir os melhores resultados, é um bom exemplo. Para isso você precisa:

  • Dar condições de trabalho adequados;
  • Ter ferramentas para auxiliar o trabalho do seu time de relacionamento com alunos;
  • Saiba reconhecer e apreciar seu time; 
  • Busque sempre as melhores soluções;
  • Saiba gerenciar conflitos, use inteligência emocional;

3 – Valorize o colaborador.

qualidade de vida no trabalho

O reconhecimento e a valorização do colaborador contribuem significativamente para elevar seu nível de satisfação. Saber apreciar as pessoas ao seu redor é tão importante quanto se sentir apreciado. 

Ao fazer isso, sua IES mostra que a humanização também é uma bandeira que defende.

4 – Melhore o clima organizacional.

Ter um ambiente de trabalho saudável e seguro, melhores relações interpessoais e boa comunicação interna diminui as situações conflituosas do dia a dia e aumenta a motivação e bem-estar do colaborador.

Dessa maneira, ele se sente bem no local em que trabalha e vê maiores possibilidades de futuro na organização.

5 – Adquira boas ferramentas de trabalho.

Muito do bem-estar de seus colaboradores vem da maneira como eles realizam suas tarefas.

Boas ferramentas de trabalho proporcionam agilidade para o seu time, e fazem com que muitas tarefas, antes manuais, possam ser automatizadas.

implantar um sistema de gestão

Isso, por certo, diminui a necessidade de atualização das mesmas informações em muitos documentos e relatórios, uma prática que ocorre muito em instituições com processos manuais.

Essa possibilidade é importante para seu colaborador, pois, além de evitar que ele se sinta improdutivo — por perder muito tempo alimentando informações em vários lugares diferentes — proporciona agilidade para identificar problemas, atender seus alunos e executar processos acadêmicos com maior facilidade.

Ferramentas de gestão educacional, por exemplo, mostram em tempo real quais as prioridades em que seu time deve focar, o torna mais assertivo e produtivo.

Qual deve ser seu objetivo final?

Proporcionar um ambiente agradável, maior autonomia no trabalho, oportunidade para seu colaborador se destacar e dar feedbacks. Além disso, proporcionar-lhe maior qualidade de vida de modo que ele possa explorar suas potencialidades da melhor forma e exercer seu ofício com prazer e bem-estar. 

Por consequência, o profissional satisfeito apresenta melhor desempenho e bons resultados. Assim, sua IES diminui os impactos financeiros negativos, gerados pela rotatividade de colaboradores.

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