Como proporcionar qualidade de vida no trabalho aos colaboradores da sua instituição de ensino.

  • Post category:Gestão Educacional
  • Reading time:9 mins read
You are currently viewing Como proporcionar qualidade de vida no trabalho aos colaboradores da sua instituição de ensino.
Foto de fauxels no Pexels

O nível de satisfação dos colaboradores está diretamente relacionado com a qualidade de vida no trabalho.

Ter um ambiente saudável, ferramentas que possam otimizar a produtividade da equipe e a prática da cultura organizacional interna, aumenta  significativamente essa qualidade de vida e a performance de seus times. 

Por isso, gestores precisam entender a importância e os benefícios que programas de qualidade de vida no trabalho proporcionam.

Mas, antes de avançarmos no assunto, vamos entender quais os benefícios que isso proporciona para a empresa analisando o cenário mercadológico atual.

Acompanhe comigo.

Hoje é possível notar que as Instituições de Ensino nunca estiveram tão atreladas ao mercado como nos dias atuais. 

E para obter o destaque que almejam, é necessário inovar. 

As ideias são numerosas, as tecnologias avançam cada vez mais e as estratégias podem ser facilmente copiadas.

Por isso, um dos recursos mais utilizados e eficazes para promover sua marca rumo ao sucesso está nas pessoas, ou seja, nos colaboradores.

Por intermédio da satisfação profissional do colaborador no ambiente de trabalho, da retenção de talentos e o clima organizacional agradável já é possível obter algumas consequências benéficas tanto para a Instituição quanto para o colaborador. 

O resultado disso é poder contar com profissionais motivados, comprometidos e que buscam sempre entregar excelentes resultados. Toda essa dinâmica influencia positivamente o público alvo da faculdade, o aluno.

Veja a seguir algumas dicas que as instituições de ensino podem utilizar para obter um melhor clima organizacional.

Incentive o Diálogo

Dialogue com seus funcionários, ouça o que sua equipe tem a dizer e dê liberdade para exporem suas opiniões e sugestões.

Críticas construtivas são fundamentais para aumentar a qualidade de vida no trabalho, e isso faz com que o profissional se sinta valorizado, além de também ter espaço para replicar os feedbacks que recebem diariamente nos atendimentos dos alunos. 

Se considerar esse filtro “feedback “, a instituição só tem a ganhar, podendo implementar melhorias que mais tarde trarão maiores resultados para a própria.

Uma estratégia para isso são as famosas reuniões One-on-One que proporcionam um lugar seguro para seu colaborador alinhar expectativas e traçar novos caminhos para evolução profissional e pessoal.

Motive a Equipe

Motivar equipes é uma verdadeira arte.

Influenciar pessoas para que tenham vontade de fazer o que é necessário e muito mais além disso é um grande desafio para os gestores.

Ser líder é ter essa habilidade.

E saber gerar bons líderes é uma qualidade excepcional que distingue as Instituições de Ensino.

Existem maneiras simples de lidar com seu grupo, mostrar que se importa com eles e do quanto precisa deles para atingir os melhores resultados, e para isso é preciso:

  • Dar condições de trabalho adequados;
  • Ter ferramentas para auxiliar o trabalho do seu time de relacionamento com alunos;
  • Saiba reconhecer e apreciar seu time; 
  • Busque sempre as melhores soluções;
  • Saiba gerenciar conflitos, use inteligência emocional;

Valorize o Colaborador

O reconhecimento e a valorização do colaborador contribuem significativamente para elevar seu nível de satisfação. 

Saber apreciar as pessoas ao seu redor é tão importante quanto se sentir apreciado. 

Ao fazer isso mostra-se que a humanização faz parte das bandeiras que toda instituição de ensino defende, a Educação.

Melhor Clima Organizacional

Ter um ambiente de trabalho saudável e seguro, melhores relações interpessoais e boa comunicação interna diminui as situações conflituosas do dia a dia e aumenta a motivação e bem-estar do colaborador.

Consequentemente, ele se sente bem no local em que trabalha e vê maiores possibilidades de futuro na organização.

Adquira boas ferramentas de trabalho

Muito do bem estar de seus colaboradores vem da maneira como eles fazem para realizar suas tarefas.

Boas ferramentas de trabalho proporcionam agilidade para o seu time, e fazem com que muitas tarefas, antes manuais, possam ser automatizadas, diminuindo assim a necessidade de atualização das mesmas informações em variados documentos e relatórios.

Isso é importante para seu colaborador, pois, além de evitar que ele sinta-se improdutivo – por perder muito tempo alimentando informações em vários lugares diferentes – proporciona rapidez para identificar problemas, atender seus alunos e executar processos acadêmicos com maior facilidade.

Ferramentas de gestão educacional, por exemplo, mostram em tempo real quais as prioridades em que seu time deve focar, o torna mais assertivo e produtivo.

O resultado

O objetivo final é proporcionar um ambiente agradável, maior autonomia no trabalho, oportunidade para destacar-se e dar feedbacks, além de proporcionar-lhe maior qualidade de vida de modo que ele possa explorar suas potencialidades da melhor forma e exercer seu ofício com prazer e bem-estar. 

Consequentemente, o profissional satisfeito apresenta melhor desempenho e bons resultados. Ao fazer isso, diminui-se os impactos financeiros negativos gerados pela rotatividade de colaboradores na empresa.

Conheça uma opção integrada

qualidade de vida no trabalho
Imagem editada: Foto de Anna Shvets no Pexels
O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!
Veja também nossos posts recentes

Deixe um comentário