Marketing Educacional: como utilizar para atrair mais alunos.

  • Post category:Gestão Educacional
  • Reading time:5 mins read
Marketing Educacional: como utilizar para atrair mais alunos.
Foto de Lukas no Pexels

Quando se trata de captação de alunos o Marketing Educacional é uma ferramenta de suma importância; porém, é necessário que seja utilizado de maneira eficiente e planejada, para assim potencializar os resultados de suas campanhas e estratégias.

Vamos ver a seguir como utilizar essa poderosa estratégia para atrair e potencializar a captação de alunos para sua instituição.

Tenha objetivos bem definidos

Para seu Marketing Educacional funcionar corretamente, é importante traçar os objetivos de sua instituição de forma a contemplar as maiores necessidades da mesma.

Alguns dos objetivos normalmente estabelecidos pelas instituições de ensino são:

Os objetivos de uma universidade são inúmeros, no entanto, é importante ter em mente que as melhores estratégias devem ser definidas em conjunto com sua equipe de marketing para que suas metas sejam alcançadas de forma eficaz.

Identifique seu público

Independente do ramo, é necessário que todas as empresas saibam quem é seu público e como ele se comporta ou faz escolhas.

Para o marketing, é de extrema importância ter todos os dados sobre seu público, a fim de estabelecer objetivos e estratégias que gerem algum impacto nele.

Alguns fatores auxiliam sua instituição a definir o público-alvo ou persona das campanhas e estratégias a serem realizadas como:

  • Grupo Social – Defina quem é o seu usuário e o que ele busca.
  • Integração com a tecnologia – Saiba se seu público faz uso de redes sociais e mídias digitais.
  • O que procuram – Estabeleça seus objetivos e necessidades ao procurarem por uma instituição.

É importante também ressaltar a diferença entre público-alvo e persona

Enquanto o primeiro trata de forma ampla e generalizada seu futuro cliente analisando dados básicos como idade, sexo, classe social, etc. 

O segundo cria um perfil ideal que vai além dos dados básicos, um personagem fictício com: um nome, qualidades e defeitos, problemas reais, sonhos e objetivos bem definidos.

Isso traz para sua estratégia uma comunicação personalizada e mais próxima do que o seu potencial cliente busca. 

Estabeleça suas estratégias

Sua instituição deve decidir quais as melhores estratégias e ferramentas a serem aplicadas, com base nos objetivos e na definição do público ou persona.

Seu público faz uso das tecnologias e mídias presentes hoje?

Aconselha-se o uso de campanhas e estratégias que abrangem essa realidade:

  • Redes Sociais – Facebook, Twitter, Instragram, etc.
  • Uso de influenciadores digitais – pessoas que possuem um grande número de seguidores e que estão inseridas dentro das plataformas digitais, como youtubers e blogueiras.

É importante a se ressaltar é a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que trata, entre outras coisas, da segurança e uso das informações coletadas pelas empresas nos ambientes virtuais. Então, se sua estratégia é focada nesses ambientes é importante conhecer a lei e saber como aplicá-la. 

Seu público não está inserido neste meio?

  • Uso de jornais, televisão e revistas: itens ainda muito presentes no cotidiano do público adulto, o uso desses meios de divulgação é eficiente caso seu público faça mas uso desse segmento de mídia.
  • E-mail marketing: propagandas via e-mail são algo de bastante eficiência, ao atingir aqueles que estão sempre fazendo uso de seus e-mails.
  • Participação em eventos e feiras: a participação como patrocinador ou com um stand pode proporcionar a divulgação da sua marca para o público desejado.

O marketing educacional, se bem utilizado, trará ótimos resultados para a sua instituição de ensino.

Atente para essas dicas e vocês já estará na metade do caminho para atrair mais alunos.

Vale ressaltar que estes são itens básicos para começar seu Planejamento de Marketing Educacional. Desejamos que através dele você obtenha o crescimento desejado para sua instituição, consiga identificar áreas de melhoria e adquira excelência e qualidade no ensino oferecido.

Como um Sistema de Gestão Educacional pode ajudar.

Ele oferece uma série de relatórios gerenciais que facilitam sua administração, com informações ágeis e confiáveis, bem como, uma série de dados para ajudar na montagem de sua persona e conhecer melhor seu público alvo.

São dados reais, visto que são colhidos da sua própria base de alunos previamente cadastrada, tornando possível uma melhor comunicação com esses estudantes.

Fale com de nossos especialistas e conheça uma excelente opção para auxiliá-lo.

O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!
Veja também nossos posts recentes

Deixe uma resposta