Quatro dicas para aumentar a receita de uma instituição de ensino superior.

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Aumentar a receita de uma instituição de ensino é uma grande preocupação de gestores. No ensino superior, isso depende de superar diversos obstáculos.

Neste conteúdo, veremos quais são os principais desafios e 4 dicas para atingir o objetivo!

Principais desafios para aumentar a receita de uma instituição de ensino?

A preocupação com a receita é justificada quando consideramos que existem inúmeros alunos que sequer terminam seus cursos.

Da mesma forma, outra dificuldade encontrada está na ampla concorrência. É muito grande o número de faculdades, institutos e até mesmo universidades, inaugurados todo ano. Para o aluno, questões como acesso, especialidades e valores sempre são considerados critérios de decisão entre um curso e outro.

Além disso, não podemos esquecer que toda instituição de ensino deve seguir diretrizes e normas bem específicas que regulam fatores como estrutura física, grade curricular, segurança e qualidade do ensino. 

Em geral, esses critérios acabam sendo custosos para a instituição, elevando a necessidade de cuidar do fluxo de caixa.

A seguir, vamos discutir algumas maneiras de aumentar sua receita e melhorar a saúde financeira da sua instituição. Vamos lá?

Quatro dicas para aumentar a receita da sua instituição.

Antes de tudo, devemos ressaltar que toda dica ou conselho exige comprometimento com sua aplicação e certo investimento de tempo, e até mesmo, dinheiro para ter resultados. Dito isto, veja nossas dicas abaixo:

1 – Conquiste novos alunos;

Como era esperado, a primeira dica para aumentar a receita de uma instituição é a captação de novos alunos. Mas este processo não é tão simples assim, não é mesmo?

O primeiro passo que possibilita que novos alunos sejam conquistados é conhecer seu perfil ideal. 

Classe social, faixa etária, meios pelos quais consomem informações e com o que trabalham são alguns dos fatores que podem e devem ser levantados em pesquisa. Com estes dados em mãos, se torna possível desenhar estratégias que tragam mais alunos.

Por exemplo, caso a pesquisa mostre que o público alvo da IES tem horários irregulares que o impossibilitam de estar na instituição todos os dias, vale a pena credenciar cursos semipresenciais e EAD.

Por fim, caso seja constatado que a maioria dos alunos tem pouco poder aquisitivo, vale a pena uma estratégia de parcelamento de mensalidades, descontos para pagamentos antecipados ou bolsas estudantis.

Vale ressaltar que boa parte dessas respostas vêm dos próprios alunos e de todas as interações que a IES possui com cada um deles.

2 – Diminua a evasão de alunos;

Tão importante quanto a aquisição de novos alunos é a retenção dos índices de evasão.

O perfil dos estudantes universitários mudou muito de alguns anos para cá. Hoje, em boa parte dos casos, são eles próprios que custeiam seu curso. Sendo assim, existem muitas desistências por questões financeiras.

Outro ponto também ligado ao perfil dos estudantes é que, muitas vezes, falamos de chefes de família que em determinado momento saem da faculdade por questões domésticas. 

Por outro lado, existem muitas desistências por questões ligadas ao próprio curso como excesso de reprovações, incompatibilidade de horários, metodologia do curso, falta de orientação vocacional e assim por diante.

Portanto, mais uma vez, é preciso ter dados para trabalhar na diminuição destes índices. Faça uma avaliação da motivação da saída dos alunos para estipular um plano de ação.

3 – Preze pela qualidade;

Prezar pela qualidade afeta três vertentes que interferem na situação financeira da instituição: a conquista de novos alunos, a diminuição da evasão e o valor da mensalidade.

O que isso significa? 

Se a sua IES tiver uma qualidade maior que da sua concorrência, a mensalidade pode ser maior também. E isso não afugentará os alunos.

Conforme falamos, o perfil dos alunos mudou nos últimos anos. É possível notar que as pessoas estão preferindo obter serviços de qualidade, mesmo que isso lhes custe um pouco mais.

Sendo assim, investir na melhoria das instalações ou na modernização da grade curricular, com certeza trará maior notoriedade a sua marca. Decerto, aumentar a receita é uma consequência.

4 – Tenha um software de gestão

Apesar de ser a última dica, gostamos de dizer que esse deve ser o primeiro passo. Por quê? Um dos maiores benefícios está no controle.

Esse controle se mostra necessário na interação com os alunos, na gestão da inadimplência, na qualidade e até na consciência a respeito da satisfação dos alunos.

Portanto, um sistema de gestão possibilita à instituição de ensino o pleno controle da matriz curricular, da vida acadêmica e financeira de cada aluno, controla os custos, oferece uma plataforma para aulas on-line e ainda melhora a comunicação entre instituição, alunos e professores.

A dica de ouro aqui está em contratar uma plataforma especialmente desenvolvida para o ambiente educacional do ensino superior. 

Sistemas de gestão generalistas têm que realizar alterações com foco em atender somente determinada demanda. O problema é que essa prática acaba dando mais trabalho para o usuário e aumenta as chances de erros.

Por outro lado, os sistemas de gestão integrados possuem ferramentas que visam atender a todos os processos de uma instituição de ensino superior em um só lugar. 

Por isso, além de abordar os itens que falamos neste artigo, ele melhora uma série de outros processos que acabam ajudando no objetivo de aumentar a receita da instituição.

implantar um sistema de gestão

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