O sistema educacional brasileiro já passou por muitas mudanças ao longo dos anos. A educação à distância utilizando aulas online é certamente um dos maiores avanços da área.
No entanto, em março de 2020, nos vimos em um cenário novo: até mesmo as aulas presenciais precisariam ser feitas pela internet, em razão da pandemia de COVID-19.
Lógico que esta dificuldade não estava nos planos de nenhum gestor em seu planejamento anual. Entretanto, é importante estar preparado para resolver e adaptar-se às situações que vão surgindo. E, desde o início do ano de 2020, elas não param de chegar.
Por isso, aqui daremos dicas de como começar suas aulas online mesmo que sua instituição não tenha um sistema ou AVA interno.
Se você é este gestor que percebeu o novo cenário da educação — não somente nacional, mas mundial — e já está trabalhando para adequar seus processos ainda mais; ao fazer uma contratação deste serviço você deve ter em mente que esta plataforma, sistema de gestão ou ambiente virtual de aprendizagem deve atender às suas reais necessidades.
Fique com a gente até o final que temos uma dica de como começar para sua instituição ficar atualizada e continuar a se desenvolver mesmo depois da pandemia.
Mas o que é um AVA?
AVA é a sigla para Ambiente Virtual de Aprendizagem. Podemos dizer que é a ferramenta através da qual o ensino à distância é possível, nos tempos de hoje.
Com as medidas de isolamento social, até as aulas presenciais precisaram dos ambientes virtuais de aprendizagem.
Quais são as perspectivas futuras para os AVAs?
Segundo Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC-Rio, em entrevista ao jornal O Globo: “O ensino online ganhará mais adeptos. Muitos professores que ainda não usavam ambientes virtuais de aprendizagem tiveram que mergulhar e aprender novas práticas em poucos dias. Milhares de professores e estudantes estão gostando da experiência e pode ser que a educação à distância se amplie ainda mais, sobretudo no ensino superior…”
Desta forma, instituições que já possuem um modelo de ensino semipresencial ou EAD não sofreram tanto para implantar um sistema de aulas e avaliações online, visto que já possuíam alguma plataforma para tal.
Contudo, aquelas instituições apenas com ensino presencial foram mais impactadas, pois, não tinham a experiência e suporte de ferramentas para esse tipo de aula.
Então, se você é este gestor que precisou aderir de forma emergencial ao ensino online, já deve ter percebido alguns fatores críticos, não é?!
Apesar disso, estamos aqui para te guiar por este caminho. Então, tenha o seguinte em mente:
Educação à distância não é apenas entregar conteúdos.
Não se deve levar a Educação à Distância como uma mera adição de conteúdos em forma de vídeo.
Segundo Catarina de Almeida Santos, professora da UNB e pós-doutoranda pela UNICAMP, a pandemia tem sido usada para deturpar a modalidade. Como? Estão sendo difundidas soluções ilusórias para a educação no país. Ela atenta para a apropriação de dados de professores e estudantes por parte das instituições que lucraram com estas. E alerta: “O que se vende é que a tecnologia resolverá tudo, deixando de ser meio e se tornando fim.”
É importante ressaltar também que muitas instituições de ensino presenciais não aderiram à modalidade EAD, apenas se adaptaram ao isolamento social. Ou seja, é uma solução provisória que tenta emular o ensino presencial, mas sendo muito diferente deste.
A Educação à Distância precisa de recursos e infraestrutura próprias, não basta adaptá-los. Por isso, tenha isso em mente: a adaptação do modelo presencial para os AVAs é provisória, não definitiva.
Ainda assim, é possível ser bem-sucedido neste cenário. Por isso, trouxemos 3 dicas utilizadas por instituições que estão triunfando neste cenário.
Leia mais: série metodologias ativas: entenda o que são e como funcionam.
1 — Organizar e criar salas de aula.
A grande dificuldade atual é encontrar um ambiente comum disponível para a reunião em tempo real de todos os estudantes de determinada classe. Por isso, as salas de aula online compartilhadas têm sido amplamente utilizadas.
As aulas podem ocorrer em tempo real e ser conduzidas de forma semelhante à presencial.
Uma ferramenta bastante utilizada para isso é o Google Classroom. Com ele, o professor cria salas de aula online, distribui tarefas e organiza as atividades dos alunos, além de trocar feedbacks para aferir a aprendizagem destes estudantes.
Na China, o ensino à distância foi uma das primeiras medidas para manter milhões de alunos em dia com seus estudos. Para isso, o país contou com o suporte e apoio de grandes empresas para conseguir manter um ambiente virtual de aprendizagem em meio à crise da COVID-19.
2 — Aulas ao vivo.
Para ministrar aulas online em tempo real é possível usar ferramentas de bate-papo e videochamadas, muito utilizadas para reuniões corporativas. São excelentes ferramentas para realizar encontros ao vivo com os estudantes e proporcionar a discussão dos conteúdos de maneira muito semelhante às aulas presenciais.
Confira duas das mais utilizadas:
- Google Meet — o aplicativo do Google utilizado para fazer videochamadas;
- Microsoft Teams — o aplicativo da Microsoft feito para colaboração de equipes e organização de tarefas e projetos. Também é possível a criação de bate-papo e salas virtuais ao vivo para reunir seus alunos e ministrar aulas.
3 — Disponibilizar conteúdos.
Se sua instituição não possui um ambiente virtual de aprendizagem, existem opções para disponibilizar conteúdos online de forma gratuita.
O CANVAS é um LMS [Sistema de Gestão de Aprendizagem] aberto que visa simplificar a interação entre seus professores e alunos, nele você pode disponibilizar seus conteúdos de aula, desta forma criando um ambiente bem semelhante aos AVAs tradicionais que instituições de ensino semipresencial e EAD possuem. É uma ferramenta gratuita que pode auxiliar sua instituição e seu corpo docente, enquanto ainda busca soluções integradas para ter seu próprio ambiente.
E quanto aos AVAs de fato? Será que vale a pena implementar um destes?
Dica: Como implantar um Ambiente Virtual de Aprendizagem.
O AVA é uma ferramenta de suporte a educação que permite a disposição de conteúdos e materiais para aulas online, que podem ser acessados de maneira remota pelos estudantes da sua instituição.
Muitas instituições brasileiras já adotaram a ferramenta para complementar o ensino da sala de aula ou mesmo para implementar o EAD, em que o AVA é a principal forma de acesso aos conteúdos.
Para implantar um AVA sua instituição precisa ter um sistema de gestão educacional. Por quê? 1) Para organizar e configurar disciplinas, grades e turmas, 2) para organizar conteúdos e 3) para garantir o acesso dos seus estudantes.
Esse sistema pode ser modular — onde se contrata módulos separados de trabalho — ou integrado — onde cada etapa e processo é automatizado e interligado, evitando o trabalho manual que no primeiro ainda é necessário.
Leia mais: avalie estas 2 dicas antes de implantar um sistema de gestão educacional.
Para saber mais sobre esse tipo de implementação, fale com um dos nossos consultores para conhecer opções personalizadas de acordo com suas necessidades.
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