Alunos de ensino superior normalmente têm um cotidiano muito corrido, pois é muito comum que muitos deles trabalhem e estudem. Esses estudantes têm uma rotina com menos tempo para estudar ou para resolver eventuais problemas relacionados a sua vida acadêmica. Portanto, precisam de serviços que lhes poupe tempo e sejam eficientes. Quando procuram a instituição para ajudá-los ou, até mesmo, resolver pendências financeiras, por exemplo, querem ter facilidade, rapidez e efetividade.
Assim, a otimização de alguns processos acadêmicos e até mesmo a implantação de algumas comodidades fazem toda a diferença na vida acadêmica desse aluno. Ter ferramentas mais acessíveis, facilita a rotina acadêmica da IES e resulta em maior satisfação do aluno.
Neste conteúdo, trouxemos duas sugestões de como melhorar a vida acadêmica de seus estudantes usando um sistema de gestão educacional. Uma ferramenta-chave para desenvolver seus processos em benefício do seu aluno. Acompanhe a seguir.
Benefícios da otimização de processos nas instituições de ensino superior.
Com um sistema de gestão educacional a otimização de processos educacionais se torna mais fácil, uma vez que há a integração de dados. Isso minimiza as possibilidades de informações perdidas ou incorretas, e ainda, potencializa o tempo de resposta para solicitações e serviços.
Um sistema permite que o aluno resolva questões sem comparecer à secretaria da instituição, por meio de uma interação digital.
Com a modernização da instituição ao adotar o atendimento online, processos administrativos relacionados ao aluno tornam-se mais rápidos e eficazes, deste modo, agregando valor ao nome da instituição no mercado.
Para otimizar é necessário criar parâmetros.
Com a parametrização dos processos, a instituição cria uma relação de credibilidade com o aluno. Ele tem mais confiança de que será atendido, pois sabe que toda solicitação é tratada da mesma forma.
Critérios pré-definidos agilizam a resolução de problemas criando respostas mais claras e objetivas para os requerimentos. Sendo assim, o estudante que precisa solicitar algum documento à instituição ou entrar em contato com um professor, por exemplo, terá um atendimento mais ágil e menos cansativo se houver um sistema de gestão educacional. A intenção da Instituição deve ser transformar o relacionamento com o aluno, fazê-lo mais eficiente e aprimorado.
Procedimentos delimitados por acessos individuais ao sistema facilitam esta operação e, mais importante, protegem os dados pela política de segurança da informação.
Qual o reflexo da otimização de processos para o aluno?
Quando existem processos e padrões que potencializam a vida acadêmica do aluno há maior satisfação, organização, padrões bem estabelecidos e otimização do tempo dos alunos e dos colaboradores da instituição.
A otimização de processos estreita o relacionamento entre todos, tornando isso um ponto muito positivo para a IES. Alguns exemplos são:
Comunicação do aluno com professor e entregas via web;
Por meio de canais de comunicação diretos, alunos e professores estreitam seu relacionamento, sanam dúvidas com agilidade, lançam notas mais rapidamente e entregam trabalhos remotamente online.
Professores e alunos têm acesso ao que foi feito e retorno pelo próprio sistema, agilizando todo o processo. Se tratando de um TCC, pro exemplo, que possui diversas etapas, essas entregas pontuais online facilitam tanto para o aluno como para o orientador.
Materiais de aula, aulas virtuais e conteúdos complementares;
Um AVA permite ao aluno acesso ao material didático relacionado as suas aulas virtuais e híbridas. Com isso, ele pode estudar a qualquer momento e em caso de ausência pode ter acesso ao conteúdo que foi repassado.
Para o professor, um sistema de gestão educacional pode permitir que suas aulas gravadas fiquem disponíveis online, dando ao aluno a oportunidade de rever uma aula perdida. Além de proporcionar a inclusão de conteúdos complementares no ambiente virtual de aprendizagem. Dando ao aluno mais tempo para conhecer o assunto estudado.
Com o material complementar disponível, este mesmo aluno consegue estudar para provas ou fazer trabalhos em qualquer período do dia que tenha uma “folga”, sem ficar preso em ambientes como bibliotecas ou em desktops, uma vez que o acesso pode ser remoto por tablets e celulares, também.
Implementar melhorias muda o relacionamento entre instituição e aluno.
Com a vida mais agitada e os horários apertados, os estudantes valorizam instituições de ensino que facilitam seu acesso à informação. Além disso, as que proporcionam agilidade e economia de tempo e dinheiro, demonstram maior organização e preocupação com seus alunos.
Com um sistema de gestão educacional, a vida cotidiana não só do aluno como da instituição é facilitada com recursos e ferramentas especialmente desenvolvidas para isso.
O conteúdo foi interessante para você? Compartilhe e deixe um comentário para gente.