Dicas práticas e eficazes para aumentar a produtividade na gestão educacional

  • Post category:Gestão Educacional
  • Reading time:7 mins read
Dicas práticas e eficazes para aumentar a produtividade na gestão educacional
Foto de fauxels no Pexels

Para aumentar a produtividade na gestão educacional de tarefas laborais, primeiro é preciso identificar quais são os fatores que podem estar afetando o nosso rendimento e a partir daí buscar novas ferramentas práticas para melhorar o desempenho.

Você sabia que uma excelente estratégia neste sentido é organizar as tarefas por prioridade, reduzir as tarefas manuais, listar prioridades e criar metas?

E mais! Que existem ferramentas tecnológicas intuitivas e fáceis de usar para melhorar a produtividade tanto na distribuição quanto no acompanhamento de tarefas?

Neste conteúdo você vai descobrir como aplicar a produtividade máxima no âmbito da gestão educacional por meio de dicas práticas para otimizar a sua rotina diária e ajudar no planejamento e organização das atividades administrativas voltadas à gestão. 

Como aumentar a produtividade na gestão educacional

Ser produtivo não significa realizar o máximo de tarefas que você for capaz de fazer. A produtividade está associada à produção com qualidade. 

Isso significa saber organizar o tempo, ou seja, está muito mais relacionado ao planejamento do tempo com tarefas bem feitas do que com a quantidade de tarefas realizadas. 

Impossível mencionar o aumento da produtividade na rotina educacional sem relacioná-la a um sistema de gestão, com ferramentas e, até mesmo metodologias que impactam diretamente na vida de profissionais.

Não podemos negar o potencial que a tecnologia oferece com recursos capazes de auxiliar na gestão do tempo e na realização de atividades de forma rápida e eficaz. 

4 dicas para gestão do tempo de produtividade

Sabia que a sua produtividade está relacionada ao foco que você direciona à ela? 

Segundo Daniel Goleman, autor do livro “Foco”, a obtenção de resultados resulta de três tipos de foco, “o foco interno que nos põe em sintonia com nossas intuições, nossos valores principais e nossas melhores decisões. O foco no outro facilita nossas ligações com as pessoas das nossas vidas. E o foco externo nos ajuda a navegar pelo mundo que nos rodeia.”

Manter o foco é fundamental para aumentar a produtividade no trabalho, e como nos afirma o autor, esses três tipos de foco nos convida a uma atenção seletiva como ferramenta mental essencial neste processo.

Sabemos que é muito difícil ficar muito tempo focado sem se distrair, por isso selecionamos algumas dicas para gestão do tempo e produtividade que vão contribuir para você manter a sua mente vigilante.

Acompanhe! 

Planejamento de tarefas

A organização é o principal pilar para quem quer aumentar a produtividade.

Organize as tarefas do dia para que você realmente tenha noção das atividades que devem ser executadas na rotina educacional.

Quer realizar as tarefas do dia a dia de forma eficiente?

A Matriz de Eisenhower é uma estrutura simples que vai te ajudar a priorizar tarefas e gerenciar a carga de trabalho separando-as em dois eixos: importantes e urgentes.

Continue lendo este artigo e descubra como a ferramenta Trello vai te ajudar na gestão e organização das suas tarefas de um jeito fácil através desta estratégia.

Liste prioridades e crie metas

Se concentre em realizar uma tarefa por vez, dando prioridade para as que são mais importantes. Estabeleça uma meta e sempre que iniciar uma atividade, foque a sua energia nela.

Nesta estratégia, existem tarefas que exigem mais concentração e dedicação.

Temos a tendência a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, por isso priorize as atividades que devem ser executadas em curto, médio e longo prazo. 

Se concentre, crie metas e finalize uma por cada vez. 

Reduza tarefas manuais para aumentar a produtividade

Atualmente é muito comum encontrarmos metodologias, técnicas e ferramentas capazes de auxiliar um profissional no aumento da produtividade na gestão educacional.

Para entender melhor reflita sobre alguns fatores que influenciam na boa gestão educacional:

  • Você possui recursos tecnológicos e estruturais suficientes para garantir bons níveis de produtividade?
  • O seu departamento trabalha com algum sistema de gestão educacional que pode, por exemplo, oferecer matrícula online, armazenar dados, registrar e acompanhar em tempo real a situação dos alunos?

Neste sentido, a diminuição das tarefas manuais com sistemas de automação não só reduz  o número de falhas humanas como aumenta a produtividade do colaborador dando a possibilidade para que ele se dedique a outras atividades inovadoras.

Elimine distrações e use a tecnologia ao seu favor

O grande vilão da produtividade máxima são as distrações que nossos aparelhos móveis e as tecnologias do mundo atual nos oferecem.

Redes sociais, mensagens de chat e notificações de e-mail roubam muito do seu tempo de trabalho.

O uso da tecnologia pode ser um grande aliado, mas não podemos negar que tem um alto poder de distração.

Desative as notificações e reserve períodos do dia para verificar os e-mails. Isso evita as distrações e te ajuda a manter o foco. 

2 aplicativos que ajudam aumentar a produtividade no trabalho

Você já sabe quais inovações podem ser aplicadas no ambiente educacional?

Pensando na necessidade de inovar para melhorar a produtividade, listamos dois aplicativos intuitivos para te ajudar nesta jornada.                                

Trello

Com o Trello você gerencia os seus projetos e organiza tarefas que podem ser compartilhadas em equipe. Esta ferramenta gratuita permite que o fluxo de trabalho seja gerenciado e acompanhado por toda a equipe. 

Google drive

Por outro lado, o Google Drive armazena e compartilha todos os arquivos em nuvem e se integra aos documentos e planilhas nos arquivos do Microsoft Office sem precisar converter qualquer formato. É genial!

Para facilitar tarefas, otimizar tempo e diminuir ações manuais na rotina é preciso que o profissional esteja disposto a inovar e criar novos hábitos.

Se você continuar fazendo mais do mesmo não vai conseguir aumentar os seus níveis de produtividade. 

Software para produtividade máxima na gestão educacional

Para aumentar a produtividade na gestão educacional, você pôde conferir neste artigo dicas e conselhos para obter o rendimento máximo nas suas atividades laborais. 

Alguns fatores podem ser pessoais e outros podem refletir na redução dos processos manuais com sistemas de automatização.

Sabia que um sistema de gestão educacional integrada pode otimizar todo o processo administrativo trazendo soluções práticas e intuitivas para aplicar no seu dia a dia?

Essa é uma das novidades do setor que impacta positivamente no seu trabalho porque é uma ferramenta que integra dados e informações garantindo a padronização de processos e facilitando o relacionamento entre aluno, professor e instituição.

Encontre uma solução que atenda a sua necessidade, sempre haverá a melhor opção que se adeque ao seu perfil.

Conheça nossa solução integrada

Produtividade na Gestão Educacional
Imagem editada: Foto de Anna Shvets no Pexels
O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!
Veja também nossos posts recentes

Deixe uma resposta