Você já ouviu falar em marketing educacional?
Para quem é gestor educacional e trabalha com comunicação esta ferramenta é crucial, visto que pode auxiliar a instituição de ensino a se destacar no mercado, demonstrando a identidade, cultura e valores da marca.
Cada vez mais as pessoas estão em busca da realização de um curso no ensino superior para obter um diferencial diante do mercado de trabalho, além de ter mais conhecimento sobre uma determinada área.
Por isso, o marketing voltado para a área de educação pode contribuir para melhorar a comunicação da instituição, assim como para captar novos alunos.
Vamos conhecer mais sobre o tema?
Entenda melhor o que é o marketing educacional.
Você já deve ter ouvido falar em Marketing Digital, mas o que você realmente sabe sobre ele?
Apesar de a área da educação estar ligada à evolução tecnológica, muitas vezes, ainda precisa se adaptar ao ambiente digital, por isso, este tipo de marketing é direcionado para:
- Atração de novos alunos;
- Criação de novos canais de comunicação para a instituição;
- Melhorar da experiência do aluno;
- Melhorar a fidelização dos alunos;
- Engajar os alunos.
Você pode implementar essas estratégias tanto no ambiente digital quanto no presencial.
A partir disso, sua IES pode trabalhar voltada para a área de negócios, realizando cursos que sejam profissionalizantes, graduação e de pós-graduação, bem como de ensino à distância, dentre outros.
O mais interessante é que as estratégias de marketing educacional não apenas atraem novos alunos, mas também fidelizam os já matriculados na instituição.
Leia mais: Marketing Educacional: 3 dicas para começar a utilizar na sua IES.
Por que você deve praticar esta ação?
Agora que você já sabe o que é o marketing educacional, é importante compreender sua importância para uma empresa, neste caso, a instituição.
Para isso, conhecer seus principais impactos no desenvolvimento da instituição é determinante, influenciando na decisão de implementar a estratégia.
Deste modo, entre algumas vantagens, o marketing educacional é utilizado:
- Para direcionar suas ações para o público-alvo correto;
- Melhorar a posição da marca no mercado;
- Para ter destaque diante da concorrência;
- Para melhorar o relacionamento da instituição com os clientes.
Ou seja, aplicar este tipo de ação confere a instituição um destaque diante dos seus concorrentes e promove uma interação com o público de forma segmentada, atraindo perfis que realmente buscam ou teriam interesse em iniciar novos cursos.
Utilizando as redes sociais para divulgar sua instituição de ensino.
Uma das estratégias interessantes para se aproximar do cliente e obter diferencial diante da concorrência é utilizar as redes sociais para divulgar sua IES.
A maioria dos estudantes são pessoas jovens, por isso, as redes sociais podem ter a linguagem que sua empresa precisa para atrair este público e fazer com que a instituição ganhe mais alunos.
É preciso entender as particularidades dessas redes, como o formato de publicação.
O Instagram Ads se concentra mais na publicação de fotos e vídeos, enquanto o LinkedIn pretende promover uma rede de contatos profissional. Já o Tiktok, tem um tom informal e apresenta vídeos mais curtos para engajamento.
Compreender essas nuances é fundamental para alcançar o público adequado e investir de maneira eficaz no marketing de conteúdo, que envolve a prática de criar um material valioso a partir de tópicos pertinentes ao seu público-alvo, por exemplo, por meio da estratégia de slow content, que enfatiza a qualidade e profundidade sobre a quantidade e rapidez.
Além de publicar um conteúdo relevante e conhecer as particularidades da rede, sua instituição precisa saber também como funciona o Facebook Ads, para realizar anúncios nestas plataformas, direcionando as campanhas à audiência mais adequada.
O Facebook é uma das principais redes sociais e permite a publicação de fotos, vídeos e conteúdos em diferentes formatos. Além disso, seus anúncios podem ser vinculados no Instagram, otimizando o processo de criação e veiculação dos materiais.
Para investir nesta rede, a IES precisa delimitar o tempo de duração de uma campanha e orçamento definido por dia. Portanto, o melhor é que com pouco dinheiro, a instituição consiga ter um alcance elevado e aumentar a visibilidade dos seus anúncios e serviços.
Mecanismos de busca e Google Ads.
Outra possibilidade do marketing educacional é saber como anunciar no Google Ads para realizar anúncios na plataforma do Google.
Para assim apresentar os diferenciais e promoções, ou mesmo para destacar conteúdos informativos no mecanismo de busca por meio do investimento em palavras-chave.
Nesta ferramenta, o objetivo é melhorar o ranqueamento do seu site para que mais pessoas possam visualizar e acessar seu conteúdo, bem como disponibilizar banners para pessoas que já tiveram contato com a marca, destacando o negócio.
Assim, a instituição consegue destacar seus diferenciais e fixar sua marca no imaginário do potencial cliente, que verá nela uma referência no ensino por conta dos materiais e auxílios disponibilizados.
O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!