Saiba como melhorar seu EAD usando um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

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Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um local onde são utilizados recursos, mídias e conteúdos digitais como principais meios de ensino, aprendizagem e interação entre professores e alunos.

A nova revolução tecnológica, exigiu maior rapidez no envio e recebimento de informações, menos ruídos na comunicação, interação instantânea, personalização do aprendizado e maior dinamismo no ensino.

Como resultado, o processo de aprendizagem desenvolveu-se e adaptou-se a esta nova exigência, mesmo que os órgãos reguladores da educação brasileira não a tenham feito, a princípio. Na verdade, os estudantes foram os que fizeram a mudança, pois precisavam de mais tempo e facilidade no seu dia a dia.

Ou seja, com pouca disponibilidade em suas rotinas diárias, esses estudantes já não querem perder mais tempo com deslocamentos se podem ter acesso à educação sem sair de casa. Uma facilidade proporcionada pela Educação a Distância (EAD), que só é possível com um bom Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Mas, como esse ambiente pode melhorar o EAD da sua instituição? Siga a leitura e saiba como.

Na educação a distância a presença física não é mais necessária.

Em síntese, a internet é uma “rede de computadores espalhados por todo o mundo, que compartilha dados e informações, unindo pessoas, órgãos de pesquisa, entidades culturais, instituições militares, bibliotecas e empresas de todos os portes.”

Dessa forma, é um ambiente ideal para ultrapassar o ensino tradicional da sala de aula e criar uma “Comunidade Virtual de Aprendizagem”. Um lugar onde o ensino a distância não seja apenas uma forma de difundir conhecimento e educação para muitos indivíduos, mas, sim, torná-lo mais personalizado e, principalmente, adequado às exigências da “Nova Era Digital”.

Como o AVA funciona no cenário digital?

É incrível imaginar que uma tecnologia criada para interconectar os computadores dos centros de defesa militar dos EUA às universidades, no final dos anos 60, hoje é utilizada para o singelo e pacífico fim de distribuir conhecimento e educação.

Essa tecnologia foi o embrião do que hoje podemos chamar de ensino a distância!

A princípio, tinha apenas o objetivo de criar fóruns de debate, veicular informações, receber sugestões de alunos, reproduzir descobertas no âmbito acadêmico e científico — tudo isso, voltado exclusivamente ao universo das faculdades americanas.

Hoje, essa tecnologia recebe o nome de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): softwares capazes de distribuir online o material didático das aulas, veicular aulas virtuais e ainda permitir a interação entre professor e aluno para solucionar dúvidas e realizar tarefas.

Além disso, esses ambientes possibilitam a realização de testes, provas, exercícios, entre outras ações típicas da pedagogia moderna — só que no espaço virtual.

Para proporcionar uma aprendizagem mais significativa que ocorre com a mesma eficácia do modelo tradicional — no qual o professor é o responsável pelo aprendizado do aluno. O ensino a distância, com o AVA, inverte papéis e coloca o aluno como protagonista. Dependerá dele, ainda com maior intensidade, o êxito em seus estudos.

Leia mais: O que é aprendizagem significativa e como garantir que ela exista na sua instituição?

Principais recursos do AVA para a educação a distância.

ambiente virtual de aprendizagem

Segundo, Pereira (2007), “os AVAs só existem porque existem as mídias que utilizam o ciberespaço para o envio e recebimento de material didático e para a interação entre os personagens do processo de aprendizagem.” 

Os esforços do aluno, as pretensões da política pedagógica implementada pela IES, a qualidade do material veiculado, a qualificação dos professores (ou tutores), a qualidade das ferramentas digitais utilizadas, o nível de profissionalismo da equipe técnica, entre outros fatores, irão determinar a aprendizagem do aluno.

Portanto, os recursos tecnológicos de um AVA para a educação a distância devem apresentar características como:

  • Suporte adequado;
  • Boa capacidade de armazenamento;
  • Permissão para execução de downloads e uploads de documentos;
  • Comunicação rápida e sincronizada;
  • Segurança digital para acesso às provas, testes e exercícios dos alunos;
  • Ferramentas para resolução de problemas, imprevistos e a promoção de atividades extracurriculares;
  • Suporte adequado para aulas em vídeo e leituras de arquivos em PDF.

O ensino a distância, por meio do (AVA), deve priorizar a interação entre seus personagens. Algo que é criado naturalmente no modelo de ensino presencial, mas que, no ambiente virtual, pode ser facilmente prejudicado em virtude da distância.

Justamente por esse motivo que novos esforços são empreendidos com o intuito de facilitar as interações no EAD.

A realidade da educação a distância no Brasil.

Atualmente o ensino a distância é uma modalidade amparada por lei no Brasil. É a Lei n.º 9.394/1996, seguida pelos Decretos n.º 2.494/1998 e n.º 2.561/1998, que o autorizam. 

A legislação brasileira também abrange o ensino híbrido (em ambiente virtual e presencial) por meio da Portaria n.º 4.059, de 10/12/2004. Essa é a portaria que autoriza todas as instituições de ensino superior do Brasil a introduzirem em suas grades curriculares alguns cursos nesse formato (híbrido).

Como diz o art. 1º da portaria:

“As instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, com base no art. 81 da Lei n. 9.394, de 1996, e no disposto na portaria.”

As regulamentações resultaram na participação de cerca de 1,5 milhão de alunos em cursos à distância no país, totalizando quase 19% de todas as matrículas realizadas. Números que impressionam, principalmente quando se considera os não mais do que 60.000 alunos que estavam matriculados nesse formato em 2004.

Horário flexível, mensalidades mais baratas, incentivos governamentais e outros fatores tornam a modalidade a melhor alternativa para a democratização do ensino superior no Brasil.

Ensino que, em tempos de mudanças, aumento da concorrência, crises econômicas, entre outras dificuldades, podem fazer toda a diferença no sucesso e de uma instituição e seus alunos.

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