Série Metodologias Ativas: Ensino Híbrido.

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Se antes tínhamos a sensação de que o mundo estava diferente, a pandemia do COVID-19 nos mostrou que nada é uma certeza: tudo pode mudar.

E, em um cenário que aparenta ser tão instável, surgem adaptações ao ensino — essas são as metodologias ativas.

Após a série de adaptações que muitas instituições precisaram fazer para se adequar ao ensino remoto, em 2020, o Ensino Híbrido passou a ser mais debatido.

Por isso, neste artigo falaremos um pouco sobre o assunto e sobre como sua instituição pode se posicionar nesse período de mudanças — para melhor.

Afinal, o que são Metodologias Ativas?

Colocar o estudante como personagem principal e maior responsável pelo seu processo de aprendizagem é o objetivo das metodologias ativas.

Em outras palavras, esses métodos visam dar a eles ferramentas, materiais de aula e processos para absorver os conteúdos, além de incentivá-los a buscar outras formas de adquirir e aperfeiçoar seus conhecimentos.

Com essas formas de aprender, foram surgindo diversas abordagens de ensino-aprendizagem ao longo dos anos.

Veja algumas das mais conhecidas:

Hoje focaremos neste último.

O Ensino Híbrido

Ensino Híbrido

O Ensino Híbrido é um modelo que engloba o ensino presencial e à distância.

Tendo como base que o processo de aprendizagem não acontece em apenas um modo, tempo ou lugar, esse tipo de ensino reúne a sala de aula, a casa dos alunos e a tecnologia como coisas importantes para o melhor desenvolvimento educacional.

Apesar de ser o mais utilizado, o ensino presencial tem diversas dificuldades:

  • Lotação das salas;
  • Dificuldade dos professores prestarem um atendimento individualizado a cada aluno;
  • Pouca flexibilidade de horários para as aulas e padronização do ensino;
  • Sem novas formas de aprendizado;

Dessa forma, o ensino híbrido visa suprir essas necessidades, usando outras ferramentas e métodos educacionais.

Como funciona?

O ensino híbrido utiliza das vantagens de ambos os métodos de ensino (Presencial e Online) para otimizar o processo de aprendizagem para educadores e estudantes.

Apesar de apresentar certos obstáculos, o ensino presencial é essencial ao método híbrido, pois é composto de vantagens que o ensino online não consegue proporcionar:

  • Relacionamento humano entre professor e aluno;
  • Gerenciamento de imprevistos;
  • Troca de informações por discussões e debates;

Sendo assim, o ensino online, por meio da tecnologia, também se faz essencial ao método híbrido. A tecnologia é um importante instrumento para a aprendizagem, fazendo que o estudante passe a buscar conhecimento além da sala de aula e do conteúdo passado pelo professor.

Desse modo, este ensino se torna muito mais fácil para o educador mapear as facilidades e as dificuldades da turma e dos alunos de forma individual; dar espaço ao uso de diferentes formas de ensinar, dar maior autonomia aos estudantes por meio da (auto) aprendizagem, entre outros fatores que auxiliam o trabalho do educador dentro e fora da sala de aula.

Leia mais: Não tem um AVA? Veja 3 dicas para auxiliar sua instituição na pandemia.

Por que utilizá-lo?

Ensino Híbrido

Acima de tudo, além de tornar o desenvolvimento das tarefas, por ambas as partes, mais eficaz, o ensino híbrido contribui para uma maior assertividade na educação, compreendendo as diversas formas de aprendizado de cada aluno e considerando suas particularidades.

Da mesma forma, o professor fica apto a desenvolver múltiplas abordagens em um mesmo assunto e diferentes maneiras de aplicá-lo dentro e fora de sala de aula. O ensino híbrido, combinando presencial e online, lida com diferenças e obstáculos através de uma educação assertiva e dinâmica.

O que diz a legislação sobre o Ensino Híbrido?

A partir de 2019, tornou-se possível, pela legislação brasileira, que instituições de ensino superior ofereçam cursos presenciais com até 40% de sua carga horária sendo feita à distância. Ou seja, o Ensino Híbrido é uma realidade cada vez mais presente em nosso país.

Como sua instituição tem aproveitado tais possibilidades?

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