Você já parou para pensar em como toma suas decisões?
Quando são muito importantes, listamos prós e contras, pois nos ajuda a nortear nosso foco para resolver problemas de maneira mais sistemática.
A Matriz SWOT, é uma forma sistêmica de avaliar prós e contras, bastante utilizada no meio empreendedor.
Instituições de Ensino, assim como qualquer empresa, passam por períodos de mudança. Podem ser momentos onde deve-se diminuir os riscos e tomar um caminho menos prejudicial para o negócio ou momentos propícios para novos investimentos, por exemplo.
Uma análise como a Matriz SWOT, auxilia empresas a realizar um estudo necessário da realidade do negócio; considerando prós e contras das mudanças previstas para, assim, identificar com maior clareza em qual desses momentos a instituição se encontra.
Vamos juntos descobrir como montar sua matriz? Siga conosco.
O que é Matriz SWOT
Para ilustrar melhor o assunto vamos começar com um exemplo bem conhecido por qualquer gestor educacional:
Imagine que você precise autorizar a implantação de um novo sistema de gestão na sua instituição, e para isso faça a análise dos prós e contras dessa nova aquisição.
Uma lista simples de perguntas para nortear suas conclusões seria:
- É um sistema integrado ou modular?
- Possui os módulos financeiro e acadêmico?
- Tem um Ambiente Virtual de Aprendizagem?
- Possui uma Secretaria Digital?
Comparando essas informações com as principais necessidades da sua instituição, fica mais fácil concluir qual opção do mercado escolher.
A Matriz:
Voltando para a Matriz SWOT, é preciso acrescentar, para que você compreenda melhor sua abrangência, que ela não leva em consideração somente aspectos básicos como prós e contras.
Na realidade, SWOT é uma sigla em inglês para strengths, weaknesses, opportunities e threats, ou seja: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente.
A Matriz SWOT divide isso entre fatores: os externos e os internos como no diagrama abaixo:
Percebeu como se trata na realidade de um sistema simples de análise?
A surpresa mesmo é que, desta forma, muitos empreendimentos descobrem como anda a saúde do negócio, o cenário econômico ou mesmo se novos projetos vão ser viáveis ou não.
Com isso, podemos compreender o ambiente interno — como o controle de resultados e qualidade de profissionais e ensino — e o ambiente externo — como novas legislações, por exemplo.
Explicando:
Forças: são as características da sua instituição que representam uma vantagem sobre seus concorrentes como, por exemplo: um ambiente virtual organizado e responsivo, comunicação agilizada, etc.
Fraquezas: são os elementos que podem desfavorecer sua instituição em relação aos seus concorrentes, como, por exemplo, as deficiências existentes no atendimento aos alunos.
Oportunidades: são os cenários favoráveis definidos por influências externas.
Ameaças: são todos os cenários externos que fogem do controle da instituição e são desfavoráveis.
Ao fazer sua análise você deve levar em consideração as 4 fases, deixar de fazer qualquer uma delas por considerar desnecessária prejudica o resultado da sua estratégia.
Conhecer seu negócio é primordial, assim os dados recolhidos comprovarão suas expectativas e ainda podem fornecer mais aspectos onde melhorar.
Receber o feedback da sua equipe e até mesmo de seus alunos será outro fator de comprovação e melhora para sua instituição.
Leia também: 3 dicas para escolher um sistema de gestão educacional.
Aplicações da Matriz SWOT.
A Matriz SWOT é uma das metodologias de administração e marketing mais utilizada no planejamento estratégico atualmente.
Pode ser utilizada, por exemplo, para que você consiga aumentar suas matrículas por meio de estratégias de marketing mais efetivas.
É possível detalhar o cenário em que a instituição está inserida, além de suas características internas. Isso ajuda a diminuir os riscos por meio de um reposicionamento da instituição.
Mudar a estratégia de uma instituição de ensino pode ser algo delicado, já que interfere diretamente na vida dos alunos.
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Contudo, novas táticas devem ser aplicadas de forma inteligente e com algum fundamento de mercado, área de atuação e situação interna da instituição.
A partir da análise de SWOT, gestores podem compreender o seu lugar em relação aos concorrentes, conhecer o cenário em que estão inseridos e antecipar riscos e oportunidades de negócio.
Por ser uma ferramenta simples, de grande versatilidade e eficiência, a análise de SWOT se torna essencial, podendo ser utilizada por qualquer empresa.
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