Você já se perguntou qual será a próxima evolução tecnológica da educação no Brasil?
As instituições de ensino brasileiras têm se preocupado em desenvolver suas metodologias educacionais com novas tecnologias e inovações que ampliam o aprendizado dos alunos dentro e fora da sala de aula.
Neste conteúdo, você verá como essas inovações são uma oportunidade de crescimento para sua IES.
A necessidade de inovar.
No ambiente educacional, a inovação normalmente acontece para melhorar o aprendizado de forma replicável, para romper as barreiras tradicionais de ensino e garantir melhor aproveitamento da instrução promovida na IES.
Gestores inovadores buscam maneiras de facilitar o dia a dia de seus acadêmicos, adaptando muitos dos processos da IES para se ajustar à rotina agitada deles. Por isso, nos últimos anos, o meio educacional brasileiro importou e aderiu a novos métodos de ensino e de gestão educacional para suprir a necessidade de inovação e construir um modelo educacional que seja referência no mercado.
As tecnologias que vão surgindo são oportunidades para atingir esses objetivos.
Metodologias que estão sendo usadas na inovação educacional.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que busca a imersão do usuário num ambiente virtual gerado por um computador. Já a Realidade Aumentada (RA) faz a mistura do virtual com o ambiente físico, sendo muito utilizada em dispositivos móveis.
A principal novidade dessas tecnologias é o dinamismo que oferecem.

Você já ouviu falar que compramos experiência? Utilizar essas tecnologias permite ao seu aluno interagir com o ambiente, em uma mistura do virtual com o real, há uma experiência, uma novidade que agrega valor ao que está sendo ensinado e compartilhado na sala de aula.
Isso permite que o aprendizado desse aluno seja expandido quando ele é inserido no contexto abordado, trazendo para dentro do ambiente a possibilidade dele ver ou visitar, por exemplo, outro país ou épocas passadas, introduzindo-o no universo do conteúdo de forma mais prática.
Byod — Bring Your Own Device (traga seu próprio dispositivo).
O Byod não é bem uma novidade mas começa a ganhar evidência entre os educadores.
O conceito de traga seu próprio dispositivo já é utilizado por empresas de diversos ramos e tem sido aplicado no ambiente educacional também.
Basicamente, o estudante pode trazer para aula seus aparelhos pessoais, como notebooks, smartphones, tablets, e assim ter um melhor aproveitamento da rotina de estudos. Esta inovação também é propícia para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem durante a aula.
Gamificação.
Uma experiência que se afasta totalmente do modelo tradicional. Traz uma abordagem desafiadora e cheia de interação aluno — educador — conteúdo.
Aqui o objetivo é gerar aprendizado através de brincadeiras e games para o amadurecimento de habilidades e fixação de conteúdo.
Inteligência Artificial.
Trabalhando com estatísticas é possível descobrir um comportamento e criar parâmetros que podem ser usados para personalizar o ensino. A Inteligência Artificial está diretamente ligada a isso.
Por meio dela, é possível acompanhar o progresso do estudante em tempo real e ir implementando mudanças e métodos de ensino para o desenvolvimento de seu aprendizado.
No entanto, ainda existem desafios, como treinar e capacitar docentes para atuarem com essa tecnologia e criar modelos de ensino e aprendizagem que aproveitem as infinitas possibilidades que IA oferece.
Além disso, os alunos precisam aprender a analisar as informações de forma crítica. Isso é importante para que eles não percam a capacidade de questionar e pensar por si mesmos.
Inovando na prática.
Não basta apenas estar atento às mudanças e possibilidades de inovação; é preciso colocar os novos conhecimentos em prática, mesmo que em pequenas porções, buscar métodos e otimizá-los para sua instituição de ensino.
No primeiro momento, não é preciso investir no que não se tem. Comece dentro da sua realidade e faça implementações gradualmente. Veja a seguir algumas formas de começar:
Gestão Democrática.
Começamos dizendo que um gestor não faz mudanças sozinho. Você tem uma equipe composta por vários profissionais com visões, realidades e métodos diferenciados.
Do setor administrativo à sala de aula, a qualidade de ideias que se pode obter para implementar mudanças é enorme.
Por isso, a gestão democrática é uma opção, e talvez uma das melhores. Com ela, você tem diferentes perspectivas e consegue descobrir:
- Pontos de mudança;
- Falhas em processos;
- Boas práticas;
- O que está dando certo ou não;
- Feedbacks negativos e positivos;
- Como solucionar conflitos;
Ferramentas tecnológicas.
Novas tecnologias e metodologias de ensino são sempre boas escolhas para desenvolver o aprendizado de seus alunos e podem fazer o mesmo pela sua gestão.
Essas plataformas otimizam a operação diária da IES, organizam processos para maior eficiência administrativa, além de manter a gestão financeira controlada para evitar maus investimentos.
Conheça a Plataforma Ensinc, temos os recursos certos para sua gestão.