Os impactos da tecnologia nos instrumentos de avaliação para autorização do MEC.

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A tecnologia está presente em todos os espaços. Da mesma forma, é um conjunto de técnicas e conhecimentos aplicados nas instituições e empresas em geral, visando favorecer sua produção e sua lucratividade. 

Portanto, é bom frisar que a tecnologia não está vinculada somente a equipamentos, ela envolve técnicas e conhecimentos também.

O crescimento tecnológico reflete nas pessoas e principalmente nas instituições educacionais, modificando sua conduta, práticas pedagógicas, levando à transformação de ideias e, consequentemente, refletindo em grandes resultados.

A tecnologia também reflete nos instrumentos de avaliação do MEC. Desde a pandemia, o Ministério da Educação implantou o sistema de avaliação remoto, em que as instituições de ensino superior recebem avaliadores de forma remota para condução dos processos de atos de autorização, reconhecimento de curso e credenciamento e recredenciamento de IES.

O que é um instrumento de Avaliação?

O Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação e de IES é o documento que descreve os parâmetros da avaliação in loco no caso da autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento dos cursos de graduação, além de credenciamento, recredenciamento e transformação de categoria administrativa.

Dessa forma, estes instrumentos estão divididos por dimensões avaliativas, no caso de cursos, são três dimensões:

  1. Organização Didático-pedagógica;
  2. Corpo docente e tutorial;
  3. Infraestrutura.

Assim como, em relação à avaliação da IES, são cinco eixos ou dimensões: 

  1. Planejamento e Avaliação Institucional;
  2. Desenvolvimento Institucional;
  3. Políticas Acadêmicas;
  4. Políticas de Gestão;
  5. Infraestrutura.

Ainda assim, para cada item avaliado existe uma categoria de análise que define objetivamente os critérios de existência de evidências apresentadas pelas instituições e é bom frisar que a tecnologia está presente em vários instrumentos de avaliação, como podemos citar alguns itens, a seguir.

tecnologia nos instrumentos de avaliação
Conheça as dimensões avaliadas pelo MEC para autorizar um novo curso na sua IES.

A tecnologia nos itens de avaliação do MEC.

Na dimensão 1 do instrumento de avaliação, o item 1.4 trata da Estrutura Curricular e para atingir a nota máxima, a IES deve demonstrar elementos comprovadamente inovadores. 

Apesar de a inovação não estar ligada diretamente a tecnologia, podemos inferir que os recursos tecnológicos utilizados no processo pedagógico das disciplinas são inovadores.

Como, por exemplo, a IES utilizar um ambiente virtual com realidade aumentada ou disciplinas que trazem experimentos reais.

Nas atividades complementares, o item exige que a IES demonstre planejamento de mecanismos inovadores na sua regulação, gestão e aproveitamento.

Além disso, a necessidade de um sistema de gestão que registre as atividades apresentadas aos alunos e consiga acompanhar sua evolução ao longo do curso, é fundamental. 

Da mesma forma, o trabalho de conclusão de curso com a disponibilização em repositórios institucionais próprios, acessíveis pela internet, também é avaliado pelo MEC.

A avaliação institucional conduzida pela CPA [Comissão Própria de Avaliação] é um bom momento para a IES analisar as suas forças e fragilidades no atendimento aos alunos.

Afinal, é importante um sistema que conduza de maneira ágil e com segurança seus atendimentos, para que os resultados reflitam fidedignamente o dia a dia a IES.

Leia mais: 3 dicas para escolher um sistema de gestão educacional.

Como é avaliada a tecnologia EAD?

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Além dos itens anteriores, há outros importantes quando se trata de educação a distância como, por exemplo:

  • Ambiente virtual de aprendizagem;
  • Comunicação entre alunos, tutores, professores e coordenadores;
  • Disponibilização dos conteúdos de aulas.

Neste aspecto, existem as Tecnologias de Informação e Comunicação [TICs] no processo de ensino-aprendizagem, consideradas requisito obrigatório de atendimento, quando falamos em autorização de curso para modalidade a distância.

A falta das TICs pode causar indeferimento de avaliação:

Mesmo alcançando a nota máxima na avaliação, se este item tirar um conceito abaixo de 3, todo o trabalho realizado pela IES no preparo e os investimentos não valerão de nada. Logo, nestes casos será indeferido pelo MEC.

A tecnologia está presente em tudo!

Esses quesitos referem-se apenas as autorizações de cursos, mas há vários outros itens exigidos para processos de reconhecimento de curso, renovação, credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino, ou seja, a tecnologia está presente em tudo.

Já deu para perceber que a tecnologia está presente até nos indicadores de qualidade exigidos pelo MEC?

Portanto, não deixe de investir em um bom sistema de gestão que acompanhe a tecnologia nos instrumentos de avaliação, juntamente com todos os processos e rotinas de sua instituição.

Sendo assim, fácil de evidenciar nas avaliações. Isso evitará muita dor de cabeça e prejuízos financeiros.

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Emílio Rodrigues Jr

Professor e doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas, Emílio já atuou em diversas instituições pelo Brasil como consultor, diretor e coordenador. Além de implantar diversos cursos à distância e publicar artigos na área de tecnologia educacional.