Como evitar a evasão de alunos na sua instituição de ensino

  • Post category:Gestão Educacional
  • Reading time:5 mins read
Como evitar a evasão de alunos na sua instituição de ensino
Foto de Pixabay no Pexels

A evasão de alunos nas instituições de ensino é um dos maiores desafios com os quais gestores educacionais precisam lidar semestralmente. 

Infelizmente, especialmente em instituições privadas, esse número ainda é incrivelmente alto, o que faz com que estas precisem se movimentar para controlar o índice e evitar déficit econômico.

Por isso, hoje neste artigo, abordaremos alguns dos principais motivos pelos quais seus alunos não terminam seus cursos, e ainda, sobre como as instituições podem evitar a evasão ou se preparar para ela.

Vamos lá!

Por que os alunos desistem de seus cursos

Para que as instituições saibam como lidar com a evasão de alunos, e até mesmo evitá-la, é preciso que os gestores compreendam os motivos que levam as pessoas a abandonar seus cursos.

Embora possa se imaginar que um dos maiores motivos para a evasão seja a falta de dinheiro, precisamos analisar essa situação de maneira mais aprofundada.

Em geral, estudantes largam seus cursos por razões psicológicas, sociológicas, organizacionais, interacionais ou econômicas, sendo:

  • Psicológicas – maturidade, falta de referências, múltiplas reprovações;
  • Sociológicas – falta de orientação vocacional, deficiência educacional básica, relação familiar;
  • Organizacionais – metodologia do curso, estrutura do curso e da universidade, professores;
  • Interacionais – bullying, exclusão social, laços afetivos;
  • Econômicas – horários incompatíveis, desemprego, problemas financeiros.

Além disso, um fator praticamente unânime é que muitos estudantes dificilmente têm a possibilidade de se dedicar exclusivamente aos seus estudos. 

O trabalho, a família e o convívio social, por vezes, acabam causando alguns dos motivos citados acima.

Também, infelizmente, a base estudantil brasileira ainda é muito defasada, assim, boa parte dos alunos chegam ao nível superior ou técnico sem qualquer tipo de preparo básico vindo do ensino médio.

Isso sem falar que, em muitos dos casos, os cursos são escolhidos sem qualquer base, ou seja, os alunos não conhecem o mercado de trabalho, não sabem quais as funções exercidas naquela profissão e assim por diante.

Como é possível notar, existem inúmeros motivos que fogem da alçada das instituições, em outros casos, porém, existe essa possibilidade.

E, por fim, existem os motivos que são de inteira responsabilidade das instituições e, é disso que falaremos agora.

Como se preparar para a evasão de alunos

Lidar com a evasão de alunos é, como falamos, uma das, se não a, maior dificuldade dos gestores, exatamente pela quantidade de motivos que fogem a sua alçada. 

Entretanto, o índice de alunos que saem das instituições por não se adaptarem às metodologias ou por algum problema relacionado à estrutura da instituição pode, e deve, ser revertido.

Em primeiro lugar, os gestores precisam entender que o perfil do aluno mudou e as instituições têm que acompanhar esse fato. 

Hoje, fazer uma faculdade, por exemplo, não é mais privilégio dos ricos, isso sem falar que a idade dos estudantes se tornou extremamente variável, ou seja, nem só de jovens se faz uma sala de aula. 

E para finalizar, os alunos estão dando preferência para cursos cada dia mais práticos e atualizados ao invés daquele monte de aulas teóricas pouco eficientes para o dia a dia.

O aluno de hoje, em geral, estuda porque quer se preparar e se destacar, não porque os pais o obrigaram, por isso, eles querem o melhor para suas carreiras.

Além disso,

Outro ponto fundamental é que a instituição tenha pleno controle sobre tudo que acontece em seus processos. 

E quando falamos em tudo, falamos em tudo mesmo, metodologias, comunicação entre alunos e professores, setores financeiros e administrativos, limpeza dos espaços, qualidade dos materiais utilizados e assim por diante.

É exatamente este controle que possibilita uma compreensão geral, que se reflete em ações de melhoria que fará com que os alunos não renunciem a seus cursos.

Para isso, é fundamental que a instituição opere com o auxílio de um Sistema de Gestão Educacional

Esse tipo de sistema possibilita a administração de toda a instituição e ainda auxilia na comunicação do professor com o aluno e da instituição com o aluno.

O foco desta ferramenta está em otimizar os processos e fazer com que os gestores possam ocupar seu tempo em tarefas estratégicas como manter um acompanhamento de alunos com maior tendência a desistência e modernização da grade curricular, por exemplo, mantendo fatores financeiros controlados e automatizados.

Uma solução para controle da evasão de alunos

Sabemos que nem tudo que causa a evasão de alunos pode ser previsto ou evitado pelas instituições, entretanto, há muito que se pode fazer para manter a satisfação dos alunos e a qualidade do ensino.

Como regra, manter o controle de uma instituição como um todo garante a visualização de reincidência no caso de alunos desistentes, professores com mau desempenho ou qualquer outra questão que possa desmotivar os alunos. 

E para isso, a recomendação é a utilização de ferramentas auxiliares como um Sistema de Gestão, especialmente aqueles desenvolvidos para o ambiente acadêmico de ensino superior.

Conheça uma solução acessível:

evasão de alunos
Imagem editada: Foto de Anna Shvets no Pexels
O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!
Veja também nossos posts recentes

Deixe uma resposta