Um professor de ensino superior ministra aulas em diversas turmas e cursos. Isso acumula muito material de aula, além do trabalho rotineiro de atualização de faltas e notas de seus alunos.
Do mesmo modo, há aqueles que ministram aulas em duas ou mais instituições e possuem uma rotina corrida com o dobro de trabalho pós-aula.
Sem dúvida, é papel da instituição de ensino oferecer recursos para otimização do trabalho de seu professor, proporcionando mais qualidade no aprendizado dos alunos e melhor desempenho do professor.
Assim, é preciso implementar ferramentas e processos para o desenvolvimento das atividades. Tornando-as mais eficientes e organizadas de maneira a aliviar a carga de funções sob os professores e facilitar o dia a dia do aluno.
Vamos ver na prática como você pode ajudar seus professores e melhorar o desempenho da sua gestão?
Quatro recursos para fazer a otimização do trabalho do professor:
A princípio, estes recursos devem fazer parte do seu sistema de gestão acadêmica.
Isto é, deve possuir funcionalidades para armazenar, filtrar, organizar e disponibilizar para o aluno, professor e coordenação, meios para incrementar o trabalho de seus docentes e evitar o acúmulo de solicitações e tarefas por fazer.
Trouxemos 4 desses recursos:
1 – Materiais de Aula;
Funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem que permite o compartilhamento de materiais de aula como: apresentações, textos, vídeos, etc. Disponibilizando-os online para acesso a qualquer momento.
Desse modo, a aula fica mais dinâmica e enriquecida, possibilitando ao aluno o acesso antecipado dos recursos didáticos, e atividades a serem realizadas na disciplina.
2 – Registros de Presença e Notas;
Em final de bimestre, semestre e ano letivo, todos os professores devem passar à Instituição uma quantidade grande de dados, incluindo a quantidade de horas/aulas ministradas no período.
Contudo, com um sistema de gestão esse processo se torna automático. Basta que o professor seja treinado para o preenchimento correto e rápido. Desse modo, todas as turmas terão seus resultados mais rápido e os professores ficarão mais tranquilos para fazer seus relatórios.
3 – Avaliações;
É essencial para qualquer IES ter um ambiente digital para armazenamento das avaliações, isso facilita o acesso e a segurança da informação.
Este local deve possibilitar o acesso remoto, e ainda, criar um banco de dados com histórico dessas informações.
4 – Comunicação com o Aluno;
Com a gestão eficaz, o professor terá acesso facilitado às informações do aluno, tornando o relacionamento entre eles mais estreito e melhor.
Assim, dúvidas serão sanadas com maior facilidade e mais agilidade, sendo esta comunicação importante para ambos.
Portanto, um sistema de gestão pode atuar em diversas áreas da instituição, é um investimento que poupa tempo das burocracias e torna o trabalho não só dos professores como de toda a equipe mais otimizado. Dando a você controle do que está sendo implementado em tempo real.
Conheça uma solução integrada para otimizar seus processos.
Com uma solução integrada é possível gerenciar todas essas atividades em um só lugar, além de colher relatórios detalhados e fazer toda sua gestão de maneira otimizada.
A Plataforma Ensinc é uma solução que possui várias funcionalidades nativas, por isso, dispensa a necessidade de customização, algumas delas são: o Ambiente Virtual de Aprendizagem, Gestão de Biblioteca, Acervo Virtual, entre outras.
O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente.