Conheça 4 recursos para otimizar o trabalho dos professores da sua instituição de ensino.

  • Categoria do post:Gestão Educacional
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura
Você está visualizando atualmente Conheça 4 recursos para otimizar o trabalho dos professores da sua instituição de ensino.

Um professor de ensino superior ministra aulas em diversas turmas e cursos. Isso acumula muito material de aula, além do trabalho rotineiro de atualização de faltas e notas de seus alunos.

Do mesmo modo, há aqueles que ministram aulas em duas ou mais instituições e possuem uma rotina corrida com o dobro de trabalho pós-aula.

Sem dúvida, é papel da instituição de ensino oferecer recursos para otimização do trabalho de seu professor, proporcionando mais qualidade no aprendizado dos alunos e melhor desempenho do professor.

Assim, é preciso implementar ferramentas e processos para o desenvolvimento das atividades. Tornando-as mais eficientes e organizadas de maneira a aliviar a carga de funções sob os professores e facilitar o dia a dia do aluno.

Vamos ver na prática como você pode ajudar seus professores e melhorar o desempenho da sua gestão?

Quatro recursos para fazer a otimização do trabalho do professor:

A princípio, estes recursos devem fazer parte do seu sistema de gestão acadêmica.

Isto é, deve possuir funcionalidades para armazenar, filtrar, organizar e disponibilizar para o aluno, professor e coordenação, meios para incrementar o trabalho de seus docentes e evitar o acúmulo de solicitações e tarefas por fazer.

Trouxemos 4 desses recursos:

1 – Materiais de Aula;

Funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem que permite o compartilhamento de materiais de aula como: apresentações, textos, vídeos, etc. Disponibilizando-os online para acesso a qualquer momento.

Desse modo, a aula fica mais dinâmica e enriquecida, possibilitando ao aluno o acesso antecipado dos recursos didáticos, e atividades a serem realizadas na disciplina. 

2 – Registros de Presença e Notas;

Em final de bimestre, semestre e ano letivo, todos os professores devem passar à Instituição uma quantidade grande de dados, incluindo a quantidade de horas/aulas ministradas no período.

Contudo, com um sistema de gestão esse processo se torna automático. Basta que o professor seja treinado para o preenchimento correto e rápido. Desse modo, todas as turmas terão seus resultados mais rápido e os professores ficarão mais tranquilos para fazer seus relatórios.

3 – Avaliações;

É essencial para qualquer IES ter um ambiente digital para armazenamento das avaliações, isso facilita o acesso e a segurança da informação.

Este local deve possibilitar o acesso remoto, e ainda, criar um banco de dados com histórico dessas informações.

4 – Comunicação com o Aluno;

Com a gestão eficaz, o professor terá acesso facilitado às informações do aluno, tornando o relacionamento entre eles mais estreito e melhor. 

Assim, dúvidas serão sanadas com maior facilidade e mais agilidade, sendo esta comunicação importante para ambos.

Portanto, um sistema de gestão pode atuar em diversas áreas da instituição, é um investimento que poupa tempo das burocracias e torna o trabalho não só dos professores como de toda a equipe mais otimizado. Dando a você controle do que está sendo implementado em tempo real.

Conheça uma solução integrada para otimizar seus processos.

Com uma solução integrada é possível gerenciar todas essas atividades em um só lugar, além de colher relatórios detalhados e fazer toda sua gestão de maneira otimizada.

A Plataforma Ensinc é uma solução que possui várias funcionalidades nativas, por isso, dispensa a necessidade de customização, algumas delas são: o Ambiente Virtual de Aprendizagem, Gestão de Biblioteca, Acervo Virtual, entre outras.

implantar um sistema de gestão

O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente.