O que são Edtechs? A tecnologia aliada à aprendizagem.

  • Post category:Edtech
  • Reading time:6 mins read
You are currently viewing O que são Edtechs? A tecnologia aliada à aprendizagem.

A tecnologia educacional pavimenta um caminho promissor. As edtechs, na atual conjuntura, abordam algumas das questões políticas mais desafiadoras, sobretudo nos sistemas educacionais em países de baixa e média renda. 

Fornecer suporte tecnológico para melhorar a instrução dos professores e facilitar a aprendizagem dos alunos tornou-se urgente após o fechamento de escolas em razão da pandemia do novo Coronavírus. 

Durante a pandemia, com a necessidade de isolamento social para conter os danos do vírus, o campo educacional percebeu a necessidade de transformação. E o meio para transformar-se veio por meio dela: a tecnologia.

Neste artigo, veremos como a edtechs contribuem para a gestão educacional!

O que são as EdTechs?

Edtech é uma junção de “education” (educação) e “technology” (tecnologia). Ou seja, é a tecnologia a serviço da educação. As tecnologias educacionais são ferramentas e mídias tecnológicas que auxiliam na comunicação do conhecimento e no desenvolvimento deste.

Quando olhamos a raiz da palavra tecnologia, percebemos que se tratam de técnicas e equipamentos desenvolvidos para um fim — que, neste caso, é o ensino. Portanto, quadro negro é uma tecnologia; o giz é uma tecnologia.

O que temos hoje, no entanto, são tecnologias muito mais avançadas que permitem que os educadores ensinem com mais eficiência e praticidade. Os gestores, também, possuem acesso a sistemas capazes de integrar todas as áreas de uma instituição, fornecendo excelente índice de aprendizado aos alunos.

Leia mais: melhore seu EAD com um ambiente virtual de aprendizagem.

A seguir, listamos alguns exemplos de tecnologias  que buscam auxiliar professores, alunos e gestores educacionais em seus papéis:

Realidade aumentada e realidade virtual 

Aprimoram a instrução do professor e, ao mesmo tempo, criam aulas imersivas e envolventes para o aluno, como, por exemplo, possibilita transportar alunos para a Grécia Antiga durante uma aula de História.

Gamificação

Combina jogar e aprender usando jogos como uma ferramenta instrucional, já que incorporar a tecnologia de jogos na sala de aula “pode tornar o aprendizado de assuntos difíceis mais empolgantes e interativos”.

Inteligência artificial

É possível dizer que administra questões mais complexas e levanta informações importantes. A tecnologia possibilita que a instituição de ensino personalize o ensino de acordo com dados relevantes que informam quais disciplinas geram maior interesse ou quais são as dificuldades que os alunos estão enfrentando.

Qual é a contribuição das EdTechs e professores para uma aprendizagem adaptável?

A capacidade que o estudante desenvolveu de controlar a aprendizagem em seu próprio ritmo é uma grande mudança que ocorreu nos últimos meses. A aprendizagem individual até pode ser desenvolvida sem tecnologia, mas precisa do apoio total de um professor.

Como exemplo de tecnologias educacionais eficientes para o ensino, é possível destacar os sistemas de aprendizagem adaptativos, pois são excelentes opções de interações em tempo real e fornecem um suporte individualizado aos alunos. 

Um desafio comum que os professores enfrentam nesse processo é ajustar sua instrução às necessidades de cada aluno, mas é possível estruturar o ensino dividindo a sala de aula em grupos menores com base nos níveis de aprendizagem.

Leia mais: dicas práticas e eficazes para aumentar a produtividade na gestão educacional.

A finalidade dos sistemas adaptáveis é automatizar todo esse processo, modificando a apresentação do material em resposta ao desempenho do aluno, entendendo o seu progresso e ajustando automaticamente o caminho de aprendizagem.

Na maioria dos casos, as tecnologias educacionais têm se mostrado muito eficazes e podem melhorar drasticamente a produtividade na oferta de educação, com o potencial de complementar a instrução em sala de aula, reforçar as aulas e preencher lacunas de conteúdo. 

Para saber mais detalhes sobre como implementar tecnologias educacionais em uma escola, visite o site da Ensinc para dicas e orientações.

edtechs

O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!

Veja também nossos posts recentes:

Deixe um comentário