Educação e Tecnologia: em busca da harmonia.

  • Post category:Edtech
  • Reading time:4 mins read
Educação e Tecnologia: em busca da harmonia.

João Cabral de Melo Neto, um dos mais importantes escritores do século XX, certa vez disse: “Acho que todos os meios de difusão deveriam ser usados pelos poetas.” Ousamos dizer que, se fosse vivo hoje, João Cabral estaria no TikTok.

Qual é a lição que educadores e gestores educacionais precisam extrair disso? Devemos usar o que está ao nosso alcance para o ensino — desde um tijolo até o mais avançado Machine Learning.

Nosso objetivo no texto de hoje é dizer que sua instituição de ensino precisa fazer as pazes com a tecnologia. Mostraremos 3 pontos de atenção para utilizá-la, alinhando expectativas com alunos e educadores.

Atualize-se com as práticas educacionais disponíveis no mercado.

Contextos como este em que estamos envoltos, por uma pandemia, fazem com que os profissionais do mercado busquem adaptação. Professores que antes não tinham nenhuma familiaridade com a tecnologia perceberam que, agora, não existe outra forma de trabalhar a não ser utilizá-la.

Não estamos dizendo para todos os educadores da sua instituição criarem uma conta no TikTok. Mas, é necessário entender que os alunos que cresceram nessa efervescência digital pensam de forma diferente. Para educá-los, você precisa entender qual é esta forma.

Por isso, cada vez mais as universidades utilizam ferramentas para integrar alunos e professores à distância, com ambientes de aprendizado virtual e diferentes recursos educacionais.

É aí que a tecnologia se torna sua aliada.

Leia mais: melhore seu EAD com um ambiente virtual de aprendizagem.

Fuja do “nós sempre fizemos assim”!

Com frequência, ao sugerir inovações na área, somos confrontados com a velha frase: “Nós sempre fizemos assim e dá muito certo!” O problema é que nem sempre o “dar certo” é “dar o melhor”.

Existem processos que podem ser otimizados usando uma boa ferramenta de gestão, como a da Ensinc. Isso faz com que haja uma economia de tempo e esforço, que serão úteis em áreas mais necessárias.

Por exemplo, se há muita energia gasta com as listas de presença em uma universidade, há uma forma de poupar essa energia e utilizá-la na educação dos alunos.

Portanto, ao invés de ser resistente às mudanças, abrace-as. Perceba que a tecnologia trouxe formas muito mais simples e eficientes para a gestão dos processos educacionais, logísticos e administrativos, que hoje podem funcionar de forma integrada.

Leia mais: o que é gestão de ensino superior e como aperfeiçoar seus principais processos.

Atualize a proposta pedagógica de sua instituição.

Educação e tecnologia

A proposta pedagógica sintetiza os valores e as práticas de uma instituição. Professores, funcionários e gestores da instituição assumem um compromisso em volta dessa proposta, que para funcionar precisa ser revisitada e atualizada com constância e consistência.

Ou seja, não basta mudar as práticas e inserir a tecnologia; às vezes, é necessário atualizar a proposta na totalidade.

Leia mais: panorama da Educação no Brasil em 2020 e os desafios de 2021.

Pergunte-se:

  • A linha de atuação da sua escola considera quais valores?
  • Ela tem sido eficaz?
  • Quais são os pontos de melhoria?

A Ensinc, resultado de mais de 20 anos de experiência em educação e TI, conecta instituições de ensino à tecnologia. Acreditamos em uma relação harmoniosa entre sua instituição e as inovações do mercado. Por isso, te convidamos a conhecer mais sobre nossa solução tecnológica, clicando aqui.

Lembre-se: o futuro da educação depende dessa harmonia.

educação e tecnologia

O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!

Veja também nossos posts recentes:

Deixe uma resposta