Para que as Instituições de Ensino Superior funcionassem de maneira organizada e criteriosa, um longo percurso foi feito por servidores públicos e profissionais da área de educação.
Nessa série de artigos, entenderemos um pouco melhor do que se tratam algumas siglas com as quais lidamos o tempo inteiro, mas muitas vezes não conhecemos bem.
Neste, veremos o que é Sinaes, qual sua função no setor educacional e um pouco de sua história.
O que é e para que serve?
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, encurtado para Sinaes, é o mecanismo do Ministério da Educação utilizado para analisar as instituições de ensino superior, os seus cursos e o desempenho dos alunos destes.
Como surgiu o Sinaes?
O Sinaes surgiu em 2004, com a Lei 10.861/04.
Visando “identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica”.
De que forma o Sinaes realiza suas avaliações?
A avaliação de instituições, de seus cursos e do desempenho dos alunos é coordenada pela Comissão Nacional de Avaliação de Ensino Superior (Conaes).
Da mesma forma, que a parte operacional é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Inep é responsável pelo Índice Geral de Cursos (IGC), pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e por outras avaliações.
Essas informações servem para que o Sinaes possa realizar seu trabalho, coordenado pelo Conaes.
O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente!