O que é Sinaes?

  • Post category:O que é
  • Reading time:3 mins read
You are currently viewing O que é Sinaes?

Para que as Instituições de Ensino Superior funcionassem de maneira organizada e criteriosa, um longo percurso foi feito por servidores públicos e profissionais da área de educação.

Nessa série de artigos, entenderemos um pouco melhor do que se tratam algumas siglas com as quais lidamos o tempo inteiro, mas muitas vezes não conhecemos bem.

Neste, veremos o que é Sinaes, qual sua função no setor educacional e um pouco de sua história.

O que é e para que serve?

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, encurtado para Sinaes, é o mecanismo do Ministério da Educação utilizado para analisar as instituições de ensino superior, os seus cursos e o desempenho dos alunos destes.

Como surgiu o Sinaes?

O Sinaes surgiu em 2004, com a Lei 10.861/04, com o objetivo de “identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica”.

De que forma o Sinaes realiza suas avaliações?

A avaliação de instituições, de seus cursos e do desempenho dos alunos é coordenada pela Comissão Nacional de Avaliação de Ensino Superior (Conaes), ao passo que a parte operacional é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Inep é responsável pelo Índice Geral de Cursos (IGC), pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e por outras avaliações.

Essas informações servem para que o Sinaes possa realizar seu trabalho, coordenado pelo Conaes.

O que é o Senaes?

O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente!

Leia mais: Entrevista: Emílio Rodrigues – Faculdade Invest.

Deixe um comentário