Quais os desafios das instituições de ensino superior para os novos tempos?

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Segundo o Censo da Educação Superior, no Brasil, existem mais de 2.400 instituições de nível superior. Cada uma com suas características próprias, umas mais regionalizadas, outras com foco em expansão global, mas todas seguem o mesmo marco regulatório regido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para que o MEC dê conta de avaliar e supervisionar essa quantidade de IES, são necessários vários órgãos e setores de apoio, além de dezenas de profissionais que interpretam as diversas legislações existentes. Toda instituição de ensino superior nasce como uma Faculdade. Através de suas experiências ao longo dos anos, podem pleitear alterar a sua categoria administrativa e transformá-la em Centro Universitário ou Universidade.

Cada uma dessas categorias tem as suas responsabilidades, ações e autonomias. Além disso, as instituições são divididas em públicas e privadas. No entanto, o meu foco aqui será nas faculdades privadas.

Quais os desafios das instituições de ensino superior para os novos tempos?

1 – Diferencial competitivo;

Com tantas instituições existentes e a ampliação da oferta de cursos à distância, o primeiro e principal desafio é buscar um diferencial competitivo para atrair mais alunos. Afinal, são os clientes que pagam os salários dos professores e a manutenção de toda uma infraestrutura.

2 – Gestão de processos;

Outro desafio importante para as instituições consiste na gestão de seus processos perante o Ministério da Educação. Interpretar todas as legislações existentes, diretrizes curriculares nacionais de cada curso, avaliações constantes e indicadores de qualidade. Tudo isso somado às rotinas administrativas do dia a dia requer uma equipe preparada e um sistema de gestão que consiga integrar todas as ações.

Conheça uma plataforma preparada para atender aos processos do ensino superior.

Costumo dizer que o MEC concede um alvará de funcionamento de cursos e estes devem passar por avaliações constantes para verificar se devem manter em funcionamento ou não.

3 – Experiência do aluno;

Um dos mais importantes desafios das IES é a experiência significativa do aluno. Quanto mais experiências reais você concede aos alunos, mais engajado ele estará com os espaços e projetos da faculdade. Ele precisa sentir que aquele lugar tem relevância para ele e vai mudar sua vida pessoal e profissional.

Além disso, as novas tecnologias favorecem novas experiências. Entender que tipo de tecnologia está sendo usada hoje é fundamental para manter o aluno na instituição e reduzir a evasão.

Leia mais: Os impactos da tecnologia nos instrumentos de avaliação para autorização do MEC.

A transformação tecnológica pode potencializar sua instituição.

A pandemia da COVID-19 exigiu das instituições uma transformação tecnológica, aperfeiçoamento dos meios de comunicação com alunos e professores, e novas ferramentas. As tecnologias têm muita importância na educação, principalmente para potencializar a aprendizagem.

As instituições precisam entender que a faculdade não é apenas um prédio com salas de aulas, disciplinas e professores. Precisa ir além, criar espaços de vivências práticas, estabelecer parcerias com empresas públicas e privadas, desenvolver projetos integradores, extensão e pesquisa.

Uma coisa é certa: se as instituições não buscarem seu diferencial competitivo, só será mais um ato autorizativo emitido pelo MEC. Mas, se buscar uma experiência real para a vida dos alunos, com certeza será considerada uma instituição que transforma.

Em resumo, os principais desafios das instituições são:

  • Criar um ambiente que favoreça um diferencial competitivo em relação à concorrência; 
  • Atualização sobre as legislações do MEC;
  • Tecnologias educacionais e experiência significativa dos alunos.
Saiba quais são as dimensões avaliadas pelo MEC para autorizar um novo curso.

E aí gestor, quais são seus diferenciais competitivos? Quais desafios você tem enfrentado nesses novos tempos? Diga pra gente nos comentários!

Emílio Rodrigues Jr

Professor e doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas, Emílio já atuou em diversas instituições pelo Brasil como consultor, diretor e coordenador. Além de implantar diversos cursos à distância e publicar artigos na área de tecnologia educacional.