A época de rematrícula pode ser considerada um momento decisivo para muitas instituições. Isso porque é um processo que diz muito sobre a qualidade do ensino oferecido pela mesma.
É claro que alunos satisfeitos permanecerão e farão boas recomendações; no entanto, muitos acabam evadindo, gerando uma enorme preocupação ao financeiro da instituição.
Este é um tópico que merece atenção, já que muitas vezes o foco é dado à captação de novos alunos, deixando a retenção em segundo plano.
Apesar de ser comum focar apenas na captação, essa prática deve ser evitada. Pense bem: os recursos e esforços necessários para manter os alunos são bem menores em comparação aos utilizados para captar novos.
Além disso, aumentar o índice de rematrícula é uma forma de consolidar a imagem de sua instituição. Um índice alto pode significar qualidade e boa gestão.
Neste texto veremos 5 dicas para aumentar as rematrículas, te ajudando a utilizar um posicionamento estratégico para aumentar o índice.
1 – Não faça promessas nem propaganda enganosa
É importante lembrar que a fidelização é algo que já começa no momento da captação.
Ao receber novos alunos, deve-se ser claro e transparente acerca dos processos internos de atendimento, por exemplo, dos cursos e recursos didáticos, bem como a infraestrutura do local.
Ter um diferencial vai convencer seu público a manter-se na sua instituição. Por isso não ofereça nada que você não possui nem fale sobre melhorias que você não tem certeza de que acontecerão. Transparência é o melhor diferencial que você pode oferecer.
2 – Evite burocracias
Quanto mais demorada sua rematrícula, pior para sua instituição. Opte por agilizar ao máximo o processo.
Isso porque um processo demorado e burocrático aumenta a insatisfação por parte do seu público. Se possível, ofereça uma rematrícula online.
A assinatura digital de contratos é uma facilidade excelente para agilizar este e outros processos, como, por exemplo, a assinatura de documentos solicitados na sua secretaria digital.
Se você possui um bom sistema de gestão, ele deve oferecer essas possibilidades.
Leia também: conheça 5 passos para implantar um acervo acadêmico digital.
3 – Cuide das pendências financeiras
Boa parte das transferências de alunos se dá por problemas financeiros, como, por exemplo, o aumento no valor da mensalidade do curso, o desemprego do estudante que se mantém por conta própria, a falta de infraestrutura adequada na instituição, entre outros.
No entanto, qualquer que seja o motivo, se a instituição não fornece facilidades ou mesmo acessibilidade para os pagamentos, este aluno optará por aquela que facilite a continuidade de seus estudos.
Uma análise humana para cada caso pode se fazer necessária se o objetivo é aumentar o índice de rematrícula em sua instituição de ensino.
Propostas flexíveis para a renegociação de inadimplências são um começo favorável tanto para sua instituição quanto para seu estudante.
4 – Saiba o que seu público busca
É necessário saber o que seu público-alvo busca.
Acompanhar e estar atento às mudanças e novidades do mercado, principalmente no quesito tecnologia, é algo que ajuda a aumentar o índice de rematrícula, além de dar maior visibilidade à sua instituição de ensino.
Com o novo cenário, a educação forçou-se a um avanço acelerado na questão tecnológica, a realidade é que não se faz mais nada presencial ou manualmente.
Se na sua instituição ainda é assim, está na hora de atualizar-se antes de começar a captar novos alunos ou mesmo abrir um período de rematrícula.
5 – Analise as transferências
Mesmo que você faça o possível para evitar a saída de seus alunos, alguns ainda vão optar pela transferência. Nesse caso, é necessário analisar o perfil do aluno que pede transferência, assim como o perfil da instituição de destino.
Desta forma, é possível saber se a transferência foi simplesmente por incompatibilidade de perfil ou se a concorrência tem algum diferencial que a sua instituição não tem.
Com esses dados, você pode descobrir onde melhorar alguns de seus processos e até mesmo alavancar seu índice de rematrícula, criar estratégias com seu time de marketing e consolidar cada vez mais sua marca.
Contudo, antes de tomar qualquer decisão, faça uma análise detalhada do momento em que sua instituição se encontra. Às vezes, achamos que estamos no momento certo com base em fatores superficiais e ilusórios, uma pesquisa ampla focada em desenvolvimento estratégico faz uma grande diferença no final.
Leia mais: por que usar a matriz SWOT na sua instituição de ensino.
Também faz parte da sua gestão
Manter seus alunos satisfeitos e motivados também faz parte da sua gestão educacional. Oferecer-lhes um atendimento diferenciado, facilidades para resolução de pendências financeiras e mobilidade para seu aprendizado faz toda a diferença na hora de fazer a rematrícula.
A qualidade dos serviços oferecidos é o que garante a permanência de estudantes na sua Instituição.
Mais uma dica pra você!
Conheça uma opção para integrar sua gestão que oferece uma série de relatórios financeiros e gerenciais que facilitam sua administração, oferecendo informações ágeis e confiáveis, torna possível uma melhor comunicação com seus alunos e ainda oferece um ambiente e-learning dentre outras funcionalidades.
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