A tecnologia está presente em todos os espaços. Da mesma forma, é um conjunto de técnicas e conhecimentos aplicados nas instituições e empresas em geral, visando favorecer sua produção e sua lucratividade.
Portanto, é bom frisar que a tecnologia não está vinculada somente a equipamentos, ela envolve técnicas e conhecimentos também.
O crescimento tecnológico reflete nas pessoas e principalmente nas instituições educacionais, modificando sua conduta, práticas pedagógicas, levando à transformação de ideias e, consequentemente, refletindo em grandes resultados.
A tecnologia também reflete nos instrumentos de avaliação do MEC. Desde a pandemia, o Ministério da Educação implantou o sistema de avaliação remoto, em que as instituições de ensino superior recebem avaliadores de forma remota para condução dos processos de atos de autorização, reconhecimento de curso e credenciamento e recredenciamento de IES.
O que é um instrumento de Avaliação?
O Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação e de IES é o documento que descreve os parâmetros da avaliação in loco no caso da autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento dos cursos de graduação, além de credenciamento, recredenciamento e transformação de categoria administrativa.
Dessa forma, estes instrumentos estão divididos por dimensões avaliativas, no caso de cursos, são três dimensões:
- Organização Didático-pedagógica;
- Corpo docente e tutorial;
- Infraestrutura.
Assim como, em relação à avaliação da IES, são cinco eixos ou dimensões:
- Planejamento e Avaliação Institucional;
- Desenvolvimento Institucional;
- Políticas Acadêmicas;
- Políticas de Gestão;
- Infraestrutura.
Ainda assim, para cada item avaliado existe uma categoria de análise que define objetivamente os critérios de existência de evidências apresentadas pelas instituições e é bom frisar que a tecnologia está presente em vários instrumentos de avaliação, como podemos citar alguns itens, a seguir.
A tecnologia nos itens de avaliação do MEC.
Na dimensão 1 do instrumento de avaliação, o item 1.4 trata da Estrutura Curricular e para atingir a nota máxima, a IES deve demonstrar elementos comprovadamente inovadores.
Apesar de a inovação não estar ligada diretamente a tecnologia, podemos inferir que os recursos tecnológicos utilizados no processo pedagógico das disciplinas são inovadores.
Como, por exemplo, a IES utilizar um ambiente virtual com realidade aumentada ou disciplinas que trazem experimentos reais.
Nas atividades complementares, o item exige que a IES demonstre planejamento de mecanismos inovadores na sua regulação, gestão e aproveitamento.
Além disso, a necessidade de um sistema de gestão que registre as atividades apresentadas aos alunos e consiga acompanhar sua evolução ao longo do curso, é fundamental.
Da mesma forma, o trabalho de conclusão de curso com a disponibilização em repositórios institucionais próprios, acessíveis pela internet, também é avaliado pelo MEC.
A avaliação institucional conduzida pela CPA [Comissão Própria de Avaliação] é um bom momento para a IES analisar as suas forças e fragilidades no atendimento aos alunos.
Afinal, é importante um sistema que conduza de maneira ágil e com segurança seus atendimentos, para que os resultados reflitam fidedignamente o dia a dia a IES.
Leia mais: 3 dicas para escolher um sistema de gestão educacional.
Como é avaliada a tecnologia EAD?
Além dos itens anteriores, há outros importantes quando se trata de educação a distância como, por exemplo:
- Ambiente virtual de aprendizagem;
- Comunicação entre alunos, tutores, professores e coordenadores;
- Disponibilização dos conteúdos de aulas.
Neste aspecto, existem as Tecnologias de Informação e Comunicação [TICs] no processo de ensino-aprendizagem, consideradas requisito obrigatório de atendimento, quando falamos em autorização de curso para modalidade a distância.
A falta das TICs pode causar indeferimento de avaliação:
Mesmo alcançando a nota máxima na avaliação, se este item tirar um conceito abaixo de 3, todo o trabalho realizado pela IES no preparo e os investimentos não valerão de nada. Logo, nestes casos será indeferido pelo MEC.
A tecnologia está presente em tudo!
Esses quesitos referem-se apenas as autorizações de cursos, mas há vários outros itens exigidos para processos de reconhecimento de curso, renovação, credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino, ou seja, a tecnologia está presente em tudo.
Já deu para perceber que a tecnologia está presente até nos indicadores de qualidade exigidos pelo MEC?
Portanto, não deixe de investir em um bom sistema de gestão que acompanhe a tecnologia nos instrumentos de avaliação, juntamente com todos os processos e rotinas de sua instituição.
Sendo assim, fácil de evidenciar nas avaliações. Isso evitará muita dor de cabeça e prejuízos financeiros.