3 dicas para aproveitar melhor os feedbacks de alunos.

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Saber como as pessoas se sentem a seu respeito é importante para seu desenvolvimento pessoal e autoconfiança. Isso não difere quando falamos de Instituições de Ensino Superior. 

Assim, para oferecer o melhor serviço, mantendo alunos e professores satisfeitos, além de implementar mudanças para o desenvolvimento da IES é necessária uma boa comunicação entre instituição, professores e alunos. 

E como encontrar esta melhoria? Por meio dos feedbacks recebidos.

Nesse caso, a figura do coordenador de curso é talvez uma das mais requisitadas. Ele é a ponte nas relações da instituição, sendo necessário para que muitas transformações nesse ambiente aconteçam.

Para que a comunicação seja eficiente, selecionamos 3 dicas que te ajudarão a usar os feedbacks de alunos como uma grande oportunidade de melhoria.

1 – Considere os feedbacks negativos.

Sempre haverá reclamações. No entanto, o que você faz com essas queixas é o que te diferencia dos demais.

Como facilitador, deve encarar as avaliações recebidas, priorizando aquelas que apontam falhas que podem ser corrigidas. Deve-se enfrentar de forma rápida e criativa esse tipo de situação.

Por isso, torna-se essencial ter estratégias para administrar esse relacionamento, sendo importante ressaltar que elas devem ser definidas e mensuráveis.

Por quê? A definição te dá um norte, enquanto a mensurabilidade te faz perceber se está no caminho certo ou não.

2 – Atenda de forma satisfatória a todos.

feedback de alunos

Nesse momento, podem entrar em cena estratégias como pesquisas de satisfação. Mas, nos preocupamos em trazer para você uma visão diferente para um atendimento satisfatório. 

Fique atento às nossas dicas abaixo:

2.1 — Seja criativo na hora de colher seu feedback de alunos.

Quantas pesquisas de satisfação você já respondeu nos seus anos de faculdade? Já observou como elas são sempre todas iguais e longas?

Para evitar tal erro, experimente responder um dos questionários da sua instituição e veja como ele é apresentado ao estudante.

Claro que existem informações cruciais que devem ser colhidas na sua pesquisa, não tem como fugir disso. No entanto, há escolhas muito mais criativas que as escalas de 0 a 10, que serão mais interessantes para o público jovem. 

Lembre-se que as melhores instituições se diferenciam pela retenção de alunos. Por isso, pense em maneiras produtivas de obter as respostas que quer.

Criatividade no ambiente educacional é possível e você é o responsável por manter um bom grau de contentamento entre seus acadêmicos.

Lembre-se: um feedback negativo nas mãos do influenciador certo pode causar grandes problemas para sua imagem e da sua universidade. Por outro lado, o feedback negativo dos seus alunos, em um ambiente seguro, é uma oportunidade para a melhoria.

2.2 — Seja acessível.

Você é uma pessoa fácil de localizar?

Dentro de uma IES, a figura do coordenador é fundamental: é a ponte entre o aluno e a própria instituição. Portanto, ser acessível é imprescindível. 

Quando não se tem meios ou um sistema para solicitação de serviços, ou resolução de problemas, o estudante recorrerá a você. 

Sabemos que é uma pessoa ocupada, mas pense em como é significativo para seu discente saber que pode contar com você e encontrá-lo quando precisar.

“Nunca ser encontrado” é frustrante para seu aluno e no momento do feedback ele se lembrará disso. 

Uma boa opção é ter um gerenciador de tarefas para organizar compromissos, estabelecendo um horário para receber seus alunos. Marcar reuniões importantes logo pela manhã é interessante, assim no período da tarde você pode estar disponível.

Outro ponto significativo é ser um bom conselheiro. Universitários, por viverem sob muita pressão, com frequência se sentem desmotivados e pensam em “trancar” o curso. 

Uma conversa franca e amigável pode solucionar esse problema sem que o aluno entre na estatística da evasão. 

Portanto, estar preparado para dar bons conselhos e ajudá-los conta muito. Humanize seu contato, trate-os com a importância que eles têm.

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2.3 — Colher informações é trabalhoso. Por que você não automatiza essa tarefa?

O mundo tornou-se automatizado. Ficar atrás pode torná-lo obsoleto.

Então, apostar em um software ou sistema para automatizar o recolhimento de informações, vai proporcionar um retorno rápido e eficaz para atender a todos. As possibilidades de personalização desses softwares são importantes para adaptá-lo à sua realidade acadêmica.

Com uma plataforma de gestão, os índices de retrabalho, os feedbacks negativos, a insatisfação dos alunos e professores e o tempo de execução de serviços caem muitíssimo, tornando sua gestão mais eficiente.

Leia mais: O que é um sistema integrado de gestão educacional?

3 – Comunicação é a palavra-chave para o feedback de alunos!

É importante ressaltar que toda estratégia inovadora deve ser bem construída. Para isso, o diálogo deve ser aberto, possível e transparente. 

Sem propor uma sugestão genuína de melhoria é impossível alcançar as mudanças positivas que você precisa, menos ainda o progresso desejado.

Por isso, entendimento e ferramentas adequadas são a chave para obter sucesso no restabelecimento de um relacionamento educacional saudável. 

Ter uma ideia inovadora sem poder executá-la, além de impraticável, é frustrante. Esteja alinhado e atualizado para não ser superado.

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