É provável que você já tenha escutado a seguinte crítica à educação brasileira: “A escola não ensina o que é importante de verdade!” O objetivo dessa crítica é dizer que matérias importantes, como as finanças, ficam de fora do currículo mínimo, enquanto outras não geram interesse nos alunos.
Mas, na verdade, o que deve ser questionado não é o currículo mínimo, composto de matérias tão importantes, mas sim os métodos de ensino. E é isso que fez David Ausubel, ao propor a teoria da aprendizagem significativa.
Neste artigo, veremos como essa teoria é importante para o Ensino Superior, entendendo seus fundamentos e aplicações.
O que é aprendizagem significativa?
Aprendizagem significativa é o processo de aprendizado em que as novas informações se relacionam de forma relevante com as informações que já aprendidas. Podemos dizer que ocorre da seguinte forma:
- Digamos que uma criança aviste o mar pela primeira vez. Ao entrar no mar, seu cérebro faz conexões: o mar é úmido, o mar se mexe, o mar faz espuma, o mar é salgado.
- Somente a partir dessas informações básicas é que a criança poderá aprender sobre o mar, um lugar que ela agora conhece.
- Portanto, não adianta dizer a uma criança que nunca viu o mar, que ele é salgado devido a sais minerais dissolvidos na água após o processo de erosão. Isso não será produtivo, pois a criança não possui informações prévias.
Por isso o método da “decoreba” é tão ineficaz: as informações ficam soltas, sem os conceitos prévios, que David Ausubel chama de “subsunçores”.
Se você guardar um tênis junto aos sapatos e às botas, será muito mais fácil encontrá-lo do que se você deixasse o tênis solto perto da caixa d’água.
O que isso significa? A aprendizagem significativa envolve fazer relações entre uma informação nova e as informações que já tínhamos, em vez de deixá-las soltas.
Falando dessa forma, parece óbvio que a aprendizagem significativa é melhor que outras formas de aprendizagem. Então surge uma questão:
Por que essa teoria é “disruptiva”?
Na época de Ausubel, as teorias behavioristas dominavam o contexto educacional e pedagógico. Por mais que essas teorias tenham tido valor para construir o entendimento de Psicologia que temos na atualidade, elas faziam com que muitos enxergassem o aprendizado como uma atividade mecânica.
David Ausubel, na idade escolar, sentia-se negligenciado como ser humano: sua história era ignorada. E é para isso que, mais tarde, sua teoria surgiu: a aprendizagem significativa te ensina com base no que você já sabe, levando em conta sua história, suas preferências e o efeito daquele ensinamento na sua cognição.
Mas vemos, até hoje, instituições de ensino e professores orientados a trabalhar de forma mecânica. É como o ensino bancário, sobre o qual Paulo Freire falava: enxergando os alunos como um mero repositório de informações, não instruem de verdade, apenas despejam “conhecimento”.
Então o que Ausubel propôs? Que a aprendizagem significativa é a melhor forma de obter conhecimento, sendo uma das metodologias ativas que abordamos nesta série no Blog Ensinc.
O que é necessário para ela ocorrer?
De acordo com Ausubel, “a essência do processo de aprendizagem significativa é que ideias simbolicamente expressas sejam relacionadas de maneira substantiva (não-literal) e não arbitrária ao que o aprendiz já sabe, ou seja, a algum aspecto de sua estrutura cognitiva especificamente relevante para a aprendizagem dessas ideias. Este aspecto especificamente relevante pode ser, por exemplo, uma imagem, um símbolo, um conceito, uma proposição, já significativo”.
O que isso significa? Podemos elencar alguns critérios para que o aprendizado aconteça:
- O aluno precisa estar aberto ao conhecimento. Para que o aluno esteja aberta ao conhecimento, não basta disposição pessoal, mas o seguinte fator:
- O material a ser aprendido precisa ser significativo. Caso contrário, a aprendizagem também não será.
- O material precisa ser relacionável (ou “incorporável”) à estrutura cognitiva do estudante. E mais:
- O material precisa ser relacionável de maneira não-arbitrária e não-literal. Ou seja, não basta dizer “você precisa aprender porque sim”. E também não basta explicar de forma didática: é preciso que isso seja feito de forma não-literal, como fizemos neste artigo com o exemplo do tênis: usamos uma comparação, alheia ao universo da educação, para demonstrar nosso ponto.
Tipos de aprendizagem significativa
David Ausubel apresenta três formas práticas em que são aplicadas sua teoria.
- Aprendizagem representacional. É a atribuição de significados a símbolos. Por exemplo, quando você leva uma criança à praia, a palavra “praia” deixa de ser um mero símbolo e se torna algo concreto.
- Aprendizagem de conceitos. Esta é uma continuação da aprendizagem anterior, quando o aluno apreende as características do símbolo ao qual ele atribuiu significado e a relacioná-lo com outros. Por exemplo, ele entende o que está envolvido no conceito “praia” com outros símbolos: areia, mar, vegetação à beira da areia, insetos e animais que perambulam por ali.
- Aprendizagem proposicional. Esta aprendizagem envolve elaborar o sentido de ideias em forma de proposições, ou seja, já envolve agir a partir dos conceitos que assimilou.
A prática da aprendizagem significativa
Há muito a ser dito e assimilado a respeito da aprendizagem significativa. Por exemplo, apesar de Ausubel ter desenvolvido uma teoria oposta à que ele chama de aprendizagem mecânica, o autor não descarta a importância da memorização no aprendizado.
É papel das instituições, em seus projetos didático-pedagógicos, pensar como serão ministrados seus cursos. As IES devem pensar em muito mais do que a autorização do MEC, que é o básico, mas também no efeito do seu projeto na sociedade.
Como a aprendizagem significativa pode ser aplicada em um curso EAD?
- Não trate o ensino de forma mecânica. Não lide com alunos como quem lida com máquinas.
- Traga o ensino para a linguagem dos alunos, utilizando a criatividade. O modelo de aula baseada em slides é comum e pode ser eficaz, mas o atual mercado da educação exige mais dos professores e das instituições.
- Garanta que o ensino está sendo relacionado à história de cada aluno e aos conhecimentos que eles já possuem. Afinal, este é o ponto central da aprendizagem significativa.
Você já conhecia essa metodologia? Na série Metodologias Ativas, nós abordamos diversas formas de ensino e como elas podem ser aplicadas no Ensino Superior.